O conceito de responsabilidade social empresarial e o modelo conceitual desenvolvido por Carroll em 1979, um dos principais expoentes da área, continuam sendo os mais citados na atualidade. Para ele, a responsabilidade social das empresas compreende as dimensões econômicas, legais, éticas e discricionárias que a sociedade tem em relação às organizações em dado período. BARBIERI, José Carlos; CAJAZEIRA, Jorge Emanuel Reis. Responsabilidade social empresarial e empresa sustentável: da teoria à prática. 3. ed. São Paulo: Saraiva, 2016. A respeito das dimensões da responsabilidade social empresarial propostas por Carroll, associe as duas colunas relacionando a dimensão com suas respectivas características. (1) Responsabilidade econômica. ( ) Significa fazer o que é certo e justo, evitando ou minimizando causar danos às pessoas e à sociedade. (2) Responsabilidade legal. ( ) Abrange ações em respostas às expectativas da sociedade de que as empresas se comprometam e promovam programas em prol do bem-estar humano. (3) Responsabilidade ética. ( ) Obediência às leis, isto é, além de buscarem o lucro, as empresas precisam cumprir as leis e os regulamentos estabelecidos pelo governo. (4) Responsabilidade discricionária ou filantrópica. ( ) Remete ao fato de que a empresa deve ser lucrativa, pois a empresa é a unidade econômica básica da sociedade, e como tal tem a responsabilidade de produzir bens e serviços que a sociedade deseja e vendê-los com lucro. A sequência correta desta classificação é: Alternativas Alternativa 1: 4, 3, 2, 1. Alternativa 2: 3, 4, 2, 1. Alternativa 3: 1, 2, 3, 4. Alternativa 4: 2, 3, 4, 1. Alternativa 5: 1, 3, 2, 4.

Respostas

respondido por: leticiargn
34

Resposta:

Alternativa B-3,4,2,1

Explicação:

Página 129 do livro

respondido por: sibotelho
19

Resposta:

3-4-2-1

Explicação:

Página 128

, a responsabilidade econômica é a primeira e também a principal responsabilidade social da empresa, pois, antes de implantar qualquer programa, uma empresa precisa ser lucrativa. Logo, temos a responsabilidade legal, em que as empresas, além de buscarem o lucro, precisam cumprir as leis e os regulamentos estabelecidos pelo governo. Já a responsabilidade ética é referente à obrigação da organização de fazer o que é certo e justo, evitando ou minimizando danos à sociedade, enquanto a responsabilidade discricionária, diferente das mencionadas anteriormente, aconteceu sem que fosse sinalizada pela sociedade, mas sim, ocorrendo por meio de escolhas individuais. Assim, Carroll (1979) pensou se era correto entender essa responsabilidade como sendo das organizações.

pg 127 -  Responsabilidade Filantrópica, que visa a contribuir com recursos para a comunidade, melhorar a qualidade de vida.


alvaroliber: CONFIRMADO
Perguntas similares