Respostas
Resposta:
Tanto quanto escovar os dentes e tomar banho, a higiene íntima deve fazer parte do cuidado pessoal diário. Além de eliminar odores, o asseio previne infecções e a proliferação de fungos, sobretudo nas mulheres, que têm anatomia genital mais recolhida.
Explicação:
Há quem sofra de desequilíbrio no pH vaginal, que pode estar ligado ao mau odor, irritação ou ardor e, inclusive, de infecções, sendo necessária especial atenção à higiene.
Estas alterações podem ser provocadas pela menstruação, pelas relações sexuais sem preservativo, por duches vaginais, produtos femininos ou de limpeza, como sabonete, gel de banho ou óleos de banho perfumados, e também pelas mudanças hormonais próprias da gravidez ou da menopausa.
Por isso, torna-se importante usar apenas produtos de higiene íntima que assegurem a estabilidade do pH da zona vaginal. Para se saber qual o produto mais indicado, o ideal é consultar um ginecologista.
Também se deve ter especial atenção à higiene, principalmente quando está calor ou a mulher está menstruada, já que o pH da vagina pode ser alterado e isso poderá trazer alguns problemas. O sabonete íntimo ajuda a manter o pH da vagina ácido e limpa todas as impurezas que possam causar alergias ou corrimentos.