• Matéria: Administração
  • Autor: felipealvesduart
  • Perguntado 7 anos atrás

Em uma análise de investimento do ativo x, considere um beta de 1,5 e uma taxa de retorno de mercado de 15%.

Banco Central corta Selic em 50 pontos-base, para 6,00% - O Comitê de Política Monetária (COPOM) decidiu nesta quarta-feira cortar a Selic em 50 pontos-base, para 6,00%, levando a taxa básica de juros para sua mínima histórica. [...]

A inflação abaixo da meta, a fraqueza da atividade econômica e a aprovação da reforma da Previdência em 1º turno na Câmara dos Deputados abriram espaço para esse corte. Ainda sem força, a avaliação de que a Selic pode encerrar o ano em nível ainda mais baixo já é discutida no mercado.

No comunicado, o BC ressaltou que o “cenário externo mostra-se benigno, em decorrência das mudanças de política monetária nas principais economias”. Apesar disso, a autoridade monetária diz que os riscos em relação a uma desaceleração da economia global permanecem.

Sobre o cenário doméstico, o Copom reconheceu que as “reformas e ajustes necessários” na economia brasileira tem avançado. Por outro lado, o BC “enfatiza que a continuidade desse processo é essencial para a queda de juros estrutural e para a recuperação sustentável da economia”.
Considerando os dados apresentados no enunciado e na notícia transcrita, calcule a taxa de retorno desse ativo.

Respostas

respondido por: Fernando9100
0

O índice beta é uma medida de cálculo financeiro que associa a variabilidade de um ativo com base nas mudanças do mercado.

O índice beta é matematicamente calculado da seguinte maneira:

β = Ra/Rm, Onde β é o índice Beta, Ra é o retorno do ativo e Rm é o retorno do mercado.

Assim, resolvemos o problema:

Ra = β.Rm ⇒ Ra = 1,5.15% ⇒ Ra = 22,5%.

Lembrando que, com a queda da taxa Selic, a tendência é que os rendimentos provenientes desse tipo de investimento se tornem menos atrativos no futuro.

Perguntas similares