Respostas
Resposta:
Falar da África é falar do primeiro continente habitado pelo ser humano em todo o mundo e de onde o mesmo partiu para os demais continentes. Muitas vezes, há um imaginário popular sobre uma África pobre e destruída por guerras, o que pode ser verdade em alguns casos, porém não responde pela totalidade do continente africano.
Além de ser o berço da espécie humana, a África é o continente geologicamente mais antigo do mundo, o seu relevo se formou antes dos demais e portanto esteve mais exposto aos efeitos da erosão, fazendo com que o mesmo não seja tão elevado, mesmo as suas montanhas não são tão altas quanto em outros locais. Inclusive, vemos a presença de profundas depressões no relevo como o das Grandes Fossas Africanas.
A maior parte do continente está nos climas tropical e equatorial, considerando que a linha do Equador atravesse o continente na parte central. Estas regiões são cobertas por florestas equatoriais e tropicais.
Nas regiões mais ao norte e mais ao sul temos áreas com estações secas e a presença de desertos como o famoso deserto do Saara na porção norte do continente e os desertos de Kalahari e da Namíbia no sul. Entre essas regiões desérticas e as regiões tropicais/equatoriais existem as savanas, que são uma vegetação equivalente ao nosso Cerrado.
Apesar das áreas secas, a África possui importantes rios, como por exemplo: O Rio Nilo famoso pela sua relação com o Egito antigo, o rio Níger no oeste, o rio Congo no ao centro e o Zambeze ao sul. No leste africano é possível encontrar alguns grandes lagos.
Duas regiões que possuem destaque na África são o Magreb e o Sahel. Magreb, situado no noroeste africano com povos muçulmanos de origem berbere que mantiveram sua língua e cultura e que habitam áreas que são em boa parte desérticas.
Explicação: