Preciso de explicação para resolver esse exercício!
Observe a figura e determine o valor do espaço percorrido e o módulo do deslocamento, entre A e B
Respostas
Resposta:Certo móvel que se desloca de um ponto A para um ponto B poderá fazê-lo percorrendo as trajetórias 1, 2 ou 3 e, em cada caso, as distâncias percorridas (Espaço Percorrido) serão diferentes. No entanto, o seu Deslocamento de A para B é representado por um segmento orientado ΔS , que é a menor distância entre os pontos de partida A e o de chegada B. O deslocamento é uma grandeza vetorial, ou seja, possui módulo, direção e sentido.
Deslocamento e distância percorrida
Observe o seguinte: d≥ ΔS, a distância percorrida (d) será exatamente igual ao deslocamento ΔS, quando a trajetória percorrida for uma reta que liga o ponto de partida A ao ponto de chegada B, e neste caso, d = ΔS.
Vamos, a partir de agora, definir deslocamento ΔS como sendo, ΔS= S – S0 onde:
S0 Corresponde a posição inicial
S Corresponde a posição final.
Explicação:
Nos estudos anteriores, definimos movimento uniforme como sendo o movimento que apresenta velocidade escalar constante ao longo de sua trajetória – em outras palavras, podemos dizer que o móvel percorre distâncias iguais em intervalos de tempos iguais. A figura acima nos mostra o gráfico da velocidade escalar de um movimento uniforme.
A área colorida no gráfico (retângulo) é numericamente igual ao deslocamento escalar Δs (variação de espaço) entre os intervalos de tempo t1 e t2.
[∆s]t1t2 = área do retângulo colorido = v .∆t
Essa mesma propriedade pode ser estendida aos movimentos variados, como nas figuras abaixo, que os representam. Considerando dois instantes t1et2, entre os quais pretendemos calcular o deslocamento escalar Δs, e sombreando em ambos os gráficos as figuras formadas, suas respectivas áreas medem, numericamente, essa variação de espaço Δs pretendida.
No caso do movimento da figura abaixo, ele é particular, pois seu gráfico é uma reta oblíqua aos eixos, ou seja, trata-se de um movimento uniformemente variado. A figura formada é um trapézio, sendo assim, a área do trapézio mede o deslocamento escalar Δs, entre os intervalos de tempos t1