Respostas
Resposta:
A dúvida filosófica não é uma dúvida banal, comum, porque ela se caracteriza por:
•Explicação racional
•Exercita a suspensão do juízo
•Favorece o exercício da inteligência para obter uma resposta clara e confiável.
Embora a Filosofia não tenha um método exclusivo de investigação, quem pretende filosofar deve seguir um principio ou regra básica: tudo o que se diz deve ser demonstrado, isto é, explicado por meio de uma argumentação que utilize apenas premissas válidas ou verdadeiras, articuladas de maneira lógica. Ou seja, é a regra da razão.
A dúvida metódica tornou-se uma referencia importantíssima e um clássico da filosofia moderna. Trata-se de um exercício da dúvida em relação a tudo o que ele, Descartes, conhecia ou pensava até então ser verdadeiro. A dúvida cartesiana é dita “metódica” porque vai se ampliando passo a passo, de maneira ordenada e lógica, partindo de ideias mais simples e concretas até chegar às mais gerais e abstratas; e “radical e hiperbólica” porque vai atingindo tudo e chega a um ponto extremo em que não é possível ter certeza de nada, nem de que o mundo existe.
Descartes propôs não acolher nenhum juízo como verdadeiro se não se apresentasse evidentemente como tal. Trata-se do critério da evidência, isto é, da clareza e distinção.
As idéias dos sentidos, são as idéias mais concretas, que se formam em referência ao mundo material. Ex: os corpos, os objetos, suas formas, cores, texturas, ruídos, sabores etc. Idéias da razão são idéias puramente mentais ou intelectuais. Ex: 2+3=5; o quadrado tem quatro lados etc.
Analisemos a dúvida metódica:
1.Argumento do erro dos sentidos: o conhecimento que se origina das percepções sensoriais não é confiável, pois muitas vezes eles nos enganam.
2.Argumento do sonho: não há nada que possa garantir que o que se percebe ao redor não é uma ilusão onírica.
3.Argumento do Deus enganador: Deus tem poderes deter criado você de tal maneira que se engane sempre, ou seja, que você (e todo omundo) pense sempre que 2+3=5, quando na verdade isso é uma ilusão.
4.Argumento do gênio maligno: qualquer coisa, pessoa ou ideia que seja capaz de nos levar ao erro.
A primeira certeza que rompe com a dúvida hiperbólica é o Cogito ergo sum, ou “penso logo existo”, a certeza de existir “como coisa que pensa” enquanto pensa. Descartes chegou a essa conclusão porque:
se um enganador o enganava , ele tinha que ser algo enquanto era enganado;
se duvidava, também devia ser algo que existia enquanto duvidava;
o próprio ato de pensar , sem importar seus conteúdos, não pode ser colocado em dúvida, já que, enquanto duvida que está pensando, está pensando, pois é impossível duvidar sem pensar;
se você pensa, deve haver algo (um ser, que é você) que produz esse pensamento; daí a conclusão: “Penso, logo existo”
Explicação:
Os argumentos acerca da dúvida metódica cartesiana são:
1. Argumento do erro dos sentidos: o conhecimento que se origina das percepções sensoriais não é confiável, pois muitas vezes eles nos enganam.
2. Argumento do sonho: não há nada que possa garantir que o que se percebe ao redor não é uma ilusão onírica.
3. Argumento do Deus enganador: Deus, como ser Supremo e Onipresente, é capaz de agir do como lhe convém. Por isso, todas as ideias consideradas "certas" por nós podem ser uma ilusão implantada por este Deus.
4. Argumento do gênio maligno: um gênio pode ter nos enganado e nos feito acreditar que enganações são verdades reais e absolutas.
A teoria do conhecimento de Descartes
- René Descartes, de modo solipsista, começa a duvidar de tudo o que conhece, pois enseja criar um método científico altamente confiável e com bases sólidas.
- Assim, pensa em quatro argumentos que possam servir como antíteses e derivar ao erro suas teorias.
- Na obra "Meditações", Descartes, pela filosofia puramente racional, resolve cada querela do conhecimento e implementa sua teoria do conhecimento racional e sem erros empíricos.
- Portanto, somente o primeiro argumento (argumento dos sentidos) é perigoso para a razão humana. Descartes concebe a filosofia como ciência e refuta a percepção sensível como fonte de conhecimento.
Saiba mais sobre a dúvida metódica em: https://brainly.com.br/tarefa/6526816