A ordem internacional que surgiu no período da Guerra Fria trouxe novos atores na agenda mundial, como as empresas que passaram a desempenhar um papel central nas relações internacionais. A expansão das multinacionais forneceu a esses atores mais poder para manipular a ação dos Estados a seu favor. (Fonte: rota da aula 5).
Tendo como base a contextualização acima, e o conteúdo da disciplina “Empresas Transnacionais”, examine as assertivas abaixo, e assinale a alternativa que faz uma análise correta.
I. A condição política fundamental para o surgimento do transnacionalismo foi o poder dos Estados Unidos e sua busca por estabelecer coalizões com outros Estados na luta contra o comunismo.
e
II. Os governos desses países forneceram acesso às empresas norte-americanas em troca de assegurar a independência desses governos.
A Apenas a segunda assertiva está correta.
B Apenas a primeira assertiva está correta.
C As duas assertivas estão corretas, mas ambas tratam de assuntos completamente diferentes.
D As duas assertivas estão incorretas.
E As duas assertivas estão corretas, e a segunda contém elementos que complementam a primeira.
Respostas
A alternativa correta é a A Apenas a segunda assertiva está correta.
As empresas que instalam filiais fora de seu país de origem são classificadas como empresas transnacionais.
O termo multinacional vem sendo substituído gradualmente por transnacional, pois este representa melhor as características das novas corporações globais.
No caso específico da América Latina, as transnacionais se instalaram atraídas pelas condições favoráveis oferecidas, que eram bastante atrativas para as empresas.
Espero ter ajudado.
Resposta:
E
Explicação:
As empresas transnacionais impactam sobremaneira as relações de poder entre os Estados. Um dos elementos fundamentais da teoria da interdependência é o reconhecimento das relações transnacionais. As organizações transnacionais privadas são as empresas, que possuem mais recursos e influência que as públicas. A corporação transnacional (CTN) trata uma série de mercados domésticos como se fossem apenas um, na extensão que os governos permitem. A condição política fundamental para o surgimento do transnacionalismo foi o poder dos Estados Unidos e sua busca por estabelecer coalizões com outros Estados na luta contra o comunismo. Os governos desses países forneceram acesso às empresas norte-americanas em troca de assegurar a independência desses governos. As CTNs a princípio não têm objetivos políticos, apenas econômicos. Contudo, como um grupo dominante fornecesse acesso a esse mercado, as suas atividades tendem a favorecer esse grupo. Espero ter ajudado