Segundo Costa Val (1991), os fatores de textualidade contribuem significativamente no alcance do sentido do texto, seja ele escrito ou falado, nas diversas situações a que somos expostos diariamente. Pensando nisso, imagine-se no seguinte contexto descrito a seguir:
(COSTA VAL, M.G. Redação e Textualidade. São Paulo: Martins Fontes, 1991.)
Suponha que na sua viagem de ônibus da escola para casa você encontre um amigo de longa data com quem tem intimidade. Ele se aproxima e você o cumprimenta assim: “Ilustríssimo, prazer em encontrá-lo. Por gentileza sente-se naquela poltrona que se encontra vazia. Qualquer coisa que precisar, pode se dirigir à minha pessoa. Será um prazer a mais atendê-lo. Tenha uma boa viagem, Ilustríssimo.”
Após a leitura, é possível concluir que:
Alternativas
Alternativa 1:
Linguisticamente falando, você está de parabéns pela recepção adequada feita ao seu amigo de infância. Assim, a intencionalidade foi utilizada de maneira adequada.
Alternativa 2:
O amigo de longa data receberá sua mensagem como uma configuração aceitável. Diante disso, há um funcionamento da aceitabilidade nesse contexto.
Alternativa 3:
O texto está adequado à situação comunicativa, na qual o pronome de tratamento empregado é coerente diante da relação entre os amigos.
Alternativa 4:
O uso do pronome "ilustríssimo", como também a maneira formal como o amigo foi tratado, é considerado inadequado à situação comunicativa, não havendo o funcionamento dos fatores aceitabilidade e situacionalidade.
Alternativa 5:
A situação descrita é considerada pouco informativa, ou seja, o interlocutor compreendeu bem toda a informação que o locutor intencionou transmitir.
Respostas
respondido por:
5
Resposta: Respondi a 2.
Explicação:
respondido por:
7
Resposta:
Alternativa 4
Explicação:
lianatobiasov42j7:
Alt 4. O uso do pronome ...
Perguntas similares
5 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás