A intervenção precoce da criança com Paralisia Cerebral pode ajudar as alterações funcionais a alcançarem o desenvolvimento “ideal” para sua condição específica, proporcionando-nas e às suas famílias melhores níveis de estabilidade e segurança. Pedro, 6 anos de idade, possui a doença neurológica denominada Paralisia Cerebral, ao procurar auxilio do fisioterapeuta, ele realiza uma avaliação da marcha e observa que Pedro anda com auxílio de uma muleta, e na avaliação muscular percebe que estão ativos os músculos psoas, adutores, quadríceps, flexores de joelho, tibial anterior e glúteo médio, conclui que o paciente possui um prognóstico bom de marcha. Qual deve ser a conduta terapêutica do fisioterapeuta?
Escolha uma:
a.Treino de marcha comunitária (até 610 metros). Prevenção de deformidades em membros inferiores e fortalecimento de membros superiores. Uso de órteses suropodálicas (AFO) e muletas\andadores.
b.
Treino de marcha comunitária e funcional (além de 610 metros em diversos ambientes). Prevenção de deformidades em membros inferiores e fortalecimento de membros superiores. Se necessário palmilhas para correção do arco plantar.
c.
Treino de marcha comunitária e funcional (acima de 1000 metros em diversos ambientes). Prevenção de deformidades em membros inferiores e fortalecimento de membros superiores. Uso de palmilhas para correção do arco plantar e sapatos ortopédicos que auxiliam na marcha.
d.
Treino de marcha domiciliar (até 30 metros). Prevenção de deformidades em membros inferiores e fortalecimento de membros superiores. Uso de órteses longas com cinto pélvico( HKAFO), andador ou muletas.
e.
Prevenir instalação de deformidades em membros inferiores, fortalecimento de membros superiores. Ortostatismo em parapodium, uso de órteses longas com apoio em tronco como Reciprocal Gait Orthosis (RGO), também conhecida como órtese de reciprocação
Respostas
A alternativa correta é a c. Treino de marcha comunitária e funcional (acima de 1000 metros em diversos ambientes). Prevenção de deformidades em membros inferiores e fortalecimento de membros superiores. Uso de palmilhas para correção do arco plantar e sapatos ortopédicos que auxiliam na marcha.
Destina-se ao apoio de 70 crianças com risco de alterações ou com alterações nas funções e estruturas do corpo, ou com risco grave de atraso de desenvolvimento, dos 0 aos 6 anos de idade, dos concelhos de Beja, Cuba, Alvito e Vidigueira e suas famílias.
A Intervenção Precoce na Infância (IPI) é um conjunto de medidas de apoio integrado centrado na criança e na família, incluindo ações de natureza preventiva e reabilitativa, designadamente no âmbito da educação, da saúde e da ação social, de acordo com o Decreto-Lei n.º 281/2009, publicado em Diário da República, 1.ª Série – N.º 193 – 6 de Outubro.
Espero ter ajudado.
Resposta: Treino de marcha comunitária (até 610 metros). Prevenção de deformidades em membros inferiores e fortalecimento de membros superiores. Uso de órteses suropodálicas (AFO) e muletas\andadores.
Correto
Explicação: