• Matéria: História
  • Autor: itafrog
  • Perguntado 7 anos atrás

Considere a colocação a seguir:

“Os egípcios não distinguiam, de maneira clara, o mundo natural do sobrenatural, na medida em que as divindades e humanos interagiam no plano social e físico.”
FUNARI, Raquel S.; GRALHA, Júlio C. M. O Egito Antigo. In: VENTURINI, Renata L. B. (org.). Antiguidade Oriental e Clássica: economia, sociedade e cultura. Maringá: Eduem, 2010, pp. 13-36.

Para a sociedade egípcia, a religião era um elemento essencial e presente em cada ação humana. Tendo essas informações como base, considere as afirmativas a seguir:

I. O pensamento egípcio não era lógico, por isso acreditavam na presença real e concreta das divindades.
II. Os egípcios levavam a vida diária de forma desregrada, uma vez que podiam esconder suas ações dos deuses.
III. O pensamento egípcio era pré-filosófico e mítico, uma vez que as abstrações não eram o centro de suas reflexões, o que contribuía para uma religião com práticas concretas.
IV. A religião e a cultura fúnebre contribuíram para legitimar a unificação e a manutenção da unidade do Reino Egípcio.

É correto apenas o que se lê em:

Respostas

respondido por: EduardoPLopes
20

I e II são falsas.

A lógica é a própria estrutura do pensamento humano (ela opera, por exemplo, com os conceitos de causa e consequência, anterioridade, identidade e implicação) e apesar de nem todo pensamento ser racional, todo pensamento humano é, por natureza, lógico. Além disto os egípcios, como todas as demais sociedades, tinham regras próprias que guiavam as suas ações em sociedade.

III e IV são verdadeiras, sendo a sociedade egípcia, em termos do positivismo lógico, "teológica", sendo os seus rituais fúnebres uma forma de justificar a continuidade do poder dentro de uma mesma geração.

respondido por: Leropgn
5

Resposta: alternativa E III e IV

Explicação:

Perguntas similares