A empresa LOLITA, que produz roupas íntimas femininas com um mix bastante diversificado, está encontrando grande dificuldade para gerenciar o dimensionamento de lotes de produção. A LOLITA está há 10 anos no mercado, produzindo peças íntimas femininas para diversas lojas da cidade de São Paulo. Além disso, quer manter bom relacionamento com seus fornecedores e, também, bom ambiente de trabalho interno, integrando as áreas de logística, marketing, produção e contabilidade, dentre outras.
Assim, a empresa contratou você para analisar, dentre as técnicas de dimensionamento de lotes, aquela que mais pode se adequar às necessidades da empresa.
As técnicas são: lote por lote (L4L – Lot-for-Lot), lote econômico (EOQ – Economic Order Quantity), menor custo total (LTC – Least Total Cost) e menor custo unitário (LUC – Least Unit Cost).
Você deverá apresentar para o representante quais os benefícios de cada uma das técnicas, pois assim a empresa poderá analisar as opções e tomar a melhor decisão sobre qual ou quais delas utilizar.
Respostas
Modelo Lote por Lote:
Neste modelo deterministico não existe a criação de estoque. É o modelo mais simples de implementar que existe onde a encomenda é efetuada apenas no momento em que há procura de acordo com a quantidade pedida. Quase sempre é ineficiente.
Economic Order Quantity:
É o modelo que, assumindo ser constante a quantidade demandada do produto, melhor otimiza os custos de estoque ede toda a logistica envolvida. As desvantagens são as mudanças (que são certas de ocorrer) tornando o modelo um pouco idealista.
Least total cost:
modelo que se baseia no horizonte de planejamento calculando de forma dinâmica o custo total, buscando minimizar o custo de pedido e de deslocamento combinando carregamentos até que o custo de pedido se aproxime docusto de carregamento
Least Unit Cost
Produz as demandas doperiodo presente e tenta encontrar a demanda futura na base de tentativas escolhendo o menor custo em períodos sucessivos
Resposta:
1) Lote por lote: É a técnica mais comum. Nesta técnica, que é mais simples, a empresa definirá seus pedidos de materiais de acordo com a demanda do mercado, produzindo o necessário. A empresa pode contar com os registros existentes no setor de vendas, sendo possível identificar os volumes vendidos mensalmente e prever exatamente o que precisa produzir. Assim, a LOLITA pode diminuir o custo de manter um alto estoque.
2) Lote econômico de compra (EOQ): No modelo EOQ, a empresa LOLITA pode equilibrar os custos de preparação e manutenção de estoque. É um processo um pouco mais complexo; utilizando-o, a empresa precisaria integrar suas áreas internas, como logística, compras e produção. Para esta técnica, torna-se necessário um estoque de segurança, portanto, embora a empresa preveja suas demandas, manterá sempre um percentual extra, considerando o auxílio da área contábil para calcular os custos de estoque. O setor contábil deve estimar a demanda total anual, o custo de pedido e o custo anual de manutenção do estoque.
3) Menor custo total: Esta técnica é mais dinâmica, portanto, a empresa LOLITA precisará calcular a quantidade do pedido comparando o custo de manutenção do estoque e o custo do pedido para vários tamanhos de lote. A empresa precisará investir em maiores controles internos de produção, o que pode contribuir sobremaneira para ajustes de produção.
4) Menor custo unitário: A técnica de menor custo unitário dimensiona o lote somando os custos de pedido e manutenção de estoque, dividindo pelo número de unidades de cada lote, escolhendo o que tem menor custo unitário. Seria o modelo menos adequado para as necessidades da empresa, a qual possui um mix grande de produtos, dificultando o controle de lotes e peças.