Acerca da história do paisagismo, podemos afirmar que desde a pré-história encontramos ligações entre o homem e as atividades paisagísticas. No decorrer a história, os jardins foram se desenvolvendo e agregando novas funções. No começo, os jardins eram utilitários, basicamente ligados à atividades agrícolas e de subsistência da sociedade. Com o passar dos anos, o jardim ganhou cada vez mais um caráter estético e ornamental, sendo hoje, sem dúvidas, um dos elementos mais importantes de um projeto arquitetônico e de interiores. GONÇALVES, Andreia. Paisagismo. Maringá - PR.: Unicesumar, 2017 (adaptado). Diante do exposto, avalie as afirmações a seguir. I. Com exemplo de jardim utilitário apontado no texto, podemos citar os jardins dos povos babilônios, egípcios, gregos e romanos. II. O assentamento de Stonehenge, no Reino Unido, é uma prova dessa relação do homem com o paisagismo na pré-história. III. A ideia de jardim como lazer só surgiu, tardiamente, no início do século XXI com as praças públicas instaladas em zonas rurais. É correto o que se afirma em: Alternativas Alternativa 1: I, apenas. Alternativa 2: II, apenas. Alternativa 3: I e II, apenas. Alternativa 4: II e III, apenas. Alternativa 5: I, II e III.
Respostas
Alternativa 5: I, II e III.
Os jardins representam elementos que sempre estiveram na Humanidade, desde a Pré-História, Com exemplo de jardim utilitário apontado no texto, podemos citar os jardins dos povos babilônios, egípcios, gregos e romanos.
Diante disso, os jardins passam a oferecer novos significados, sobretudo a partir do século XXI, quando representam a ideia de lazer, a partir da instauração de elementos, como as praças públicas instaladas em zonas rurais.
Resposta:
Alternativa 3: I e II, apenas.
Explicação:
I. Com exemplo de jardim utilitário apontado no texto, podemos citar os jardins dos povos babilônios, egípcios, gregos e romanos. (VERDADEIRO)
Pág. 49 - Inicialmente os jardins tiveram maior função utilitária; segundo Noordhuis (2003), os povos babilônios, egípcios, gregos e romanos construíram jardins que se organizavam de acordo com uma estética própria, sua forma tinha um significado concreto e atendiam à função utilitária.
II. O assentamento de Stonehenge, no Reino Unido, é uma prova dessa relação do homem com o paisagismo na pré-história. (VERDADEIRO)
Pág. 50 -No Período Neolítico, cerca de 10.000 a.C., os primeiros jardins estavam relacionados ao surgimento da agricultura. O homem que deixou de ser nômade se fixa na terra e cria os primeiros assentamentos humanos que modificam a paisagem natural. Como exemplo, temos o assentamento de Stonehenge, no Reino Unido, datado de 3100 a. C.
III. A ideia de jardim como lazer só surgiu, tardiamente, no início do século XXI com as praças públicas instaladas em zonas rurais. (FALSO)
Pág. 49 - No entanto, somente no século XIX, eles assumem função de lazer e recreação, sobretudo nas zonas urbanas densamente povoadas. Vão surgir os parques públicos urbanos e as praças com função recreativa e de salubridade para as grandes cidades.