Os indivíduos idosos, assim como as crianças, as gestantes e as nutrizes, estão particularmente susceptíveis à desnutrição protéico-energética, vitamínica e de minerais. As principais causas da desnutrição são a ingestão alimentar diminuída, as necessidades alteradas de nutrientes, a má absorção, a presença de flora bacteriana anormal, a interação com drogas, o alcoolismo, o catabolismo aumentado, a reserva diminuída de nutrientes e a menor conversão de vitaminas para suas formas ativas. VANNUCCHI, Hélio et al. Avaliação dos níveis séricos das vitaminas A, E, C e B2, de carotenóides e zinco, em idosos hospitalizados. Revista de Saúde Pública, v. 28, p. 121-126, 1994. As vitaminas são compostos orgânicos presentes nos alimentos e indispensáveis para o funcionamento normal do nosso organismo. São essenciais para o crescimento e a reparação dos tecidos, vitais para o funcionamento dos órgãos e a produção das reações metabólicas específicas no meio celular. Diversas doenças estão associadas à deficiência de vitaminas, assim, considerando o papel das vitaminas no metabolismo, avalie as afirmativas a seguir. I – São componentes importantes para compor a estrutura de novas moléculas. II – Participam como coenzimas nos ciclos enzimáticos que metabolizam as macromoléculas. III – Responsáveis por armazenar a energia gerada pelo metabolismo das macromoléculas. IV. Os indivíduos idosos têm maior risco de apresentar estado nutricional deficitário de vários micronutrientes. É correto o que se afirma em:
Respostas
respondido por:
3
b.
II e IV, apenas.
As vitaminas compreendem macromoléculas que atuam, principalmente, como co-fatores de diversas reações enzimáticas, no sentido de proporcionar uma melhor homeostase durante as reações químicas.
Além disso, indivíduos mais idosos, estatiscamente, apresentam um aporte calórico de micronutrientes, como as vitaminas, mais reduzido, o que implica em maior facilidade a propensão de doenças.
rosakurzoz7tgg:
Correto. Corrigido pelo AVA
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás