• Matéria: Português
  • Autor: leidydany19
  • Perguntado 7 anos atrás

Michele é secretária executiva de uma grande empresa e gosta muito de fazer leituras relacionadas ao exercício de sua profissão. Dessa forma, em uma busca de alguns arquivos, ela leu o seguinte texto:

Ética - fator diferenciador no comportamento
Ética, cidadania e relações de trabalho são hoje valores convergentes. Todos visam devolver ao ser humano, à empresa e à sociedade o caráter salutar de viver bem. É a qualidade intrínseca que aflora na qualidade coletiva.
É um movimento positivo, que começa na atitude individual e se sedimenta no grupo familiar, empresarial e social. A discussão e o resgate da ética acontecem num momento de total desnudamento. Todos os segmentos sociais colocam em pauta, discussão, reflexão a manchete da Ética.
Nossa postura, inicialmente, é como se não fizéssemos parte. A primeira conotação de Ética parece ficar distante do cotidiano e ser mais um assunto complexo, cujo mérito só filósofos e especialistas podem discutir. Agimos como não partícipes do processo e sentimo-nos no direito de ficar imunes a qualquer tipo de responsabilidade.

Esse comportamento que se defende e se isenta é resultante do legado da Era de Peixes, que marcou a nossa geração, tendo sido alicerçada na competição, no individualismo, na Lei de Gerson, desenvolvendo a alienação da sociedade e de nós mesmos.
Esse momento de mudança, questionamentos, revisão de papéis e resgate de valores essenciais como a Ética já faz parte da era de Aquárius, que privilegia o companheirismo, a parceria, a integração.
Disponível em: . Acesso em 30 set 2019.

Michele, ao ler o texto, identificou novas informações que complementaram o que ela já sabia e outras que ela não conhecia e as obteve por intermédio do texto, ampliando ainda mais seu conhecimento.

Diante do exposto, o fator de textualidade que, principalmente, pode ser destacado é
Alternativas
Alternativa 1:
A intertextualidade.

Alternativa 2:
A aceitabilidade do texto.

Alternativa 3:
A informatividade do texto.

Alternativa 4:
A intencionalidade do texto.

Alternativa 5:
A situacionalidade do texto.

Respostas

respondido por: makmorales
4

Alternativa 3: com base no exposto, o fator de textualidade que, principalmente, pode ser destacado trata-se da intencionalidade do texto de associar a realidade social do Brasil no contexto da época com o esoterismo (signos).

A intenção é de colocar a realidade em si como uma consequência da transição da era de Peixes para a era de Aquário, que supostamente (sem qualquer embasamento científico) influenciava o contexto ético da humanidade.

Abraços!

Perguntas similares