Quais foram os autores e pensadores que contribuiram para a solidificação da religião cristã? Quais foram suas principais contribuições?
Respostas
Desde que surgiu o cristianismo, tornou-se necessário explicar seus ensinamentos às autoridades romanas e ao povo em geral. A Igreja católica sabia que esses preceitos não podiam simplesmente ser impostos pela força. Eles tinham de ser apresentados de maneira convincente, mediante um trabalho de conquista espiritual.
Foi assim que os primeiros Padres da Igreja se empenharam na elaboração de inúmeros textos sobre a fé e a revelação cristãs. O conjunto desses textos ficou conhecido como patrística por terem sido escritos principalmente pelos grandes Padres da Igreja.
Uma das principais correntes da filosofia patrística, inspirada na filosofia greco-romana, tentou munir a fé de argumentos racionais. Esse projeto de conciliação entre o cristianismo e o pensamento pagão teve como principal expoente o Padre Agostinho, que procurou justificar e sistematizar racionalmente a Revelação em geral.
Com a fundação das escolas, a partir do século VIII e das primeiras universidades do século XI, surge uma produção filosófico-teológica denominada escolástica.
A busca da harmonização entre a fé cristã e a razão manteve-se, no entanto, como problema básico de especulação filosófica, merecendo destaques as obras de Tomás de Aquino, pelo que diz respeito à solução do problema do mal, que com grande originalidade teórica e prática, filosófica e moral, solucionou este o problema mediante os dogmas fundamentais do pecado original e da redenção da cruz.
Bons estudos!