Leia o texto abaixo.
Francisco de Assis de Moraes e Souza é o governador do Piauí, um dos mais desvalidos Estados brasileiros. Ao seu nome de santo agregou na vida política a alcunha de “Mão Santa”. É com esse extravagante apelido que ele agora concorre à reeleição [...].
Pobre que lamentavelmente é, o Piauí ainda vê os seus cofres públicos serem manuseados em benefício de Mão Santa. O governador-candidato, à beira da votação do segundo turno, está perdoando dívidas de contas de água atrasadas. É dando que se recebe, considera esse deplorável Francisco de Assis que governa o Piauí. Além da água que doa com dinheiro público, a fim de secar a votação de seu adversário, Mão Santa faz também com que seus comícios sejam precedidos pela oferta de sopas, pagas pelo governo estadual – ou melhor, pagas também pelos cidadãos de todo o país, pois o Piauí não sobrevive só com recursos próprios. [...]
Mão Santa e o coronelismo. Folha de S. Paulo. São Paulo, 24 out. 1998. Opinião, p. 1-2.
O título do editorial “Opinião” da Folha de S. Paulo associa o político “Mão Santa” a uma prática bastante comum da República Velha. Marque a alternativa que contenha essa prática:
A.
Política dos Governadores;
B.
Coronelismo;
C.
Guarda Civil;
D.
Política Positivista.
Respostas
respondido por:
2
Letra A Politica dos Governadores
Perguntas similares
7 anos atrás
7 anos atrás
7 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás