• Matéria: Geografia
  • Autor: Lucz123
  • Perguntado 7 anos atrás

Contexto social atual do Afeganistão

Respostas

respondido por: brunaalmeidad10
0

Resposta:

o Afeganistão tem sido objeto de invasões e conquistas. Esse fato ocorre em razão de sua localização geográfica privilegiada, pois é um ponto estratégico para as relações comerciais e uma área estratégica de fundamental importância para dominar a Índia ou estabelecer domínio na Ásia Central

A área que corresponde ao território afegão tem registros de ocupação há mais de 2500 anos. A região foi ocupada pelo Império Persa por volta de 500 anos a.C., porém, após um século, Alexandre, o Grande, através de suas tropas, invadiu esse território e fundou a cidade de Alexandrópolis.

No século II a.C., povos de origem celta criaram o Império Kushana, principal responsável pela propagação do budismo e por sua inserção na China. No entanto, a região foi integrada definitivamente ao Império Persa no século III d.C., nesse período se iniciou a influência islâmica, religião predominante no país atualmente.

Os povos mongóis dominaram esse território entre os séculos XII e XVI. Em 1747, o monarca Ahmad Shah Durrani unificou a região e logo em seguida consolidou o Afeganistão à condição de Estado – Nação. Em 1887, através de um acordo entre a Inglaterra e a Rússia, ficou estabelecido que o Afeganistão seria área de influência inglesa, o regime monarca na região ficaria sob tutela da Inglaterra, esse processo durou até 1919, quando finalmente o Afeganistão conquistou sua independência.

Porém, o país continua sendo alvo de invasões, em 1979, os soviéticos invadiram o Afeganistão e consolidaram no poder Babrak Karmal, adotando o sistema comunista. A dominação soviética ocorreu durante dez anos, e só chegou ao fim quando o grupo fundamentalista sunita, denominado Talibã (plural de talib, que significa estudante), tomou o poder no país entre os anos de 1996 e 1998.

Explicação:

Perguntas similares