• Matéria: História
  • Autor: aparecidabarros1
  • Perguntado 9 anos atrás

Porque o mercantilismo não pode ser considerado um sistema econômico?

Respostas

respondido por: nandocapelezzo
3
O mercantilismo era uma política econômica, mas não um sistema. 

O sistema - em que o mercantilismo foi aplicado - é o que os historiadores chamam de pré-capitalismo (e que teve uma duração mais longa que o próprio capitalismo). Esse sistema combina a expansão comercial e colonial com a manutenção de instituições econômicas formadas no final da Idade Média, com o regime de exclusividade das corporações artesanais, a tributação prévia concedida a particulares, e (em época mais tardia) a concessão de monopólios a companhias comerciais.
Não era (como alguns livrinhos de história afirmam) um sistema de intervenção do estado na economia. Era uma interferência bastante moderada, até mesmo se comparada aos estados atuais.

OFF- Como a Europa carecia de riquezas, viu nas grandes navegações a salvação da sua economia, Portugal quando "descobriu" o Brasil estava a procura de metais preciosos (ouro e prata), mas antes de iniciar este ciclo que só virá a acontecer no século XVIII tivemos outros dois ciclos, da madeira (pau brasil) e o da cana de açúcar. Até que devidamente Portugal começou a interiorizar o Brasil e achou ouro pela primeira vez, nas áreas de Minas Gerais.



Perguntas similares