Respostas
Resposta:Bacia do Rio do Alagado/Ponte Alta
Nasce próximo ao Gama e segue para o Rio Paraná. Tem problemas similares ao da Bacia do Descoberto. É uma das que apresenta maior índice de poluição. Os problemas de assoreamento são visíveis.
Explicação:
O Distrito Federal tem seis grandes bacias hidrográficas.
Bacia do Rio Descoberto
Nasce próximo a Brazlândia e corre para o Rio Paraná. É a bacia mais importante para o abastecimento do Distrito Federal, e também a que registra maiores problemas (junto com a do Rio Paranoá). Os grandes assentamentos criados em sua volta resultaram em poluição, desmatamento das cabeceiras e assoreamento de córregos e rios.
Bacia do Rio do Alagado/Ponte Alta
Nasce próximo ao Gama e segue para o Rio Paraná. Tem problemas similares ao da Bacia do Descoberto. É uma das que apresenta maior índice de poluição. Os problemas de assoreamento são visíveis.
Bacia do Rio Maranhão
Nasce nas Águas Emendadas e corre para o Rio Tocantins. É a mais preservada do DF. A qualidade da água continua boa. O relevo montanhoso faz com a que a densidade demográfica no local ainda seja baixa, mas ambientalistas alertam: é uma área de expansão habitacional. Novos condomínios surgem na região. Se não forem tomadas as precauções agora, poderá apresentar sérios problemas. Já podem ser observados desmatamentos localizados.
Bacia do Rio Paranoá
Subdivisão da Bacia do São Bartolomeu. Apesar de um terço dela estar dentro de áreas de preservação ambiental, é uma das mais problemáticas do DF. O maior problema é a intensa ocupação urbana próximo à cabeceira. Ambientalistas alertam para um maior controle da densidade demográfica, que já está no limite aceitável pela natureza.
Bacia do Rio Preto
Nasce na divisa com Formosa (GO) e corre para o Rio São Francisco. Está localizada numa área onde se concentra a produção agrícola do Distrito Federal. A grande quantidade de pivô central (instrumento usado para a irrigação do solo) faz com que água seja captada de forma desordenada. E a bacia já começa a sentir as conseqüência, com a redução do volume de água.
Bacia do Rio São Bartolomeu
Nasce no Rio Pipiripau e segue para o Paraná. É uma área de ocupação mista (urbana e rural), que abrange as cidades de Planaltina, Sobradinho e São Bartolomeu. A densidade demográfica ainda não pode ser considerada alta, mas é crescente. Como o esgoto não é totalmente tratado e a coleta de lixo não é regular, as águas estão poluídas. Já apresenta problemas de erosão.