Na África, os europeus morriam como moscas; aqui eram os índios que morriam: agentes patogênicos da varíola, do sarampo, da coqueluche, da catapora, do tifo, da difteria, da gripe, da peste bubônica, e possivelmente da malária, provocaram no Novo Mundo o que Dobyns chamou de “um dos maiores cataclismos biológicos do
mundo”. No entanto, é importante enfatizar que a falta de imunidade, devido ao seu isolamento, não basta para explicar a mortandade, mesmo quando ela foi de
origem patogênica.
Uma ação empreendida pelos colonizadores que contribuiu para o desastre mencionado foi o(a)
A) desqualificação do trabalho das populações nativas.
B) abertura do mercado da colônia às outras nações.
C) interdição de Portugal aos saberes autóctones.
D) incentivo da metrópole à emigração feminina.
E) estímulo dos europeus às guerras intertribais.
Respostas
Resposta:
Letra E
Explicação:
O texto da questão afirma que não só as doenças promovidas pela colonização causaram o extermínio das populações nativas. Dessa forma, analisando as alternativas percebe-se que a letra E poderia ser a única resposta correta, pq a A não tem lógica, a B está errada pq o pacto colonial não permitia a abertura entre outras nações, a C tb não faz mt sentido, pois, mesmo se eles tivessem interferido nos "saberes autóctones", não tem relação com o extermínio. A D está errada pois nunca houve essa prática.
Quanto a E, veja: milhares de tribos indígenas habitavam o Brasil pré-colonial e, ao contrário do que o senso comum nos leva a crer, elas não viviam em perfeita harmonia. Diversas tribos possuíam richas, de forma que os colonizadores, não só os portugueses, mas em um contexto mais amplo de América Latina, fizeram usufruto dessas rivalidades para conquistar o território
A questão não quer saber das doenças, mas sim das outras formas que a população indígenas foi dizimada. Tu pode pensar, por exemplo, no escambo de mercadorias como "contrato" entre os portugueses e algumas tribos para dominar outras
OQUE FORAM GUERRAS INTERTRIBAIS
Além disso, outra forma de obter escravos indígenas era comprando os prisioneiros de conflitos entre as tribos nas guerras intertribais, na chamada “compra à corda”.
Não obstante, a mão de obra indígena era muito valorizada na povoação do território ou para ocupar fronteiras. Era utilizada em larga escala em combates, para conter escravos africanos ou para auxiliar os capitães do mato na captura de escravos fugidos.
Por fim, a escravidão indígena foi suplantada pela africana, pois se acreditava que os índios não suportavam o trabalho forçado e acabavam morrendo.
Isso acontecia em decorrência do trabalho pesado ou vítimas de epidemias contraídas do contato com o homem branco, gripe, sarampo e varíola.
É correta a alternativa E, já que o texto retrata que há elementos para além da ausência de imunidade das populações nativas contra as doenças europeias que explicam as enormes perdas humanas, sendo as guerras um destes elementos que explicam o fato.
Embora já houvesse guerra entre povos nativos americanos antes da chegada dos europeus, é inegável que o contato com os europeus não só tornou as guerras mais violentas (com o acesso a armas mais eficientes), como também as tornou mais frequentes, já que os europeus viam nas guerras entre os nativos uma forma de conquistar mais facilmente o território.