Respostas
Olá.
Acredito que a dificuldade seria no caso o fato de algumas letras possuírem a pronuncia compondo mais de uma letra, ficou meio confuso não é? Irei dar um exemplo:
A letra S tem som de "ésse"
Desta maneira não ficaria nem um pouco fácil escrever se baseando na fonética (sons).
Espero ter ajudado =)
Resposta:
A fonologia dedica-se a investigar os sons pelo modo como eles se organizam e se relacionam entre si, em uma determinada língua. Para a fonologia, a produção do som é a realização de um símbolo abstrato representado em nossa mente.
Sua preocupação é encontrar padrões de sons em diferentes línguas ou em línguas específicas. Para a fonologia, o importante é a representação. Por exemplo, a língua é expressa diferentemente dependendo do lugar, da pessoa, da situação, então, seria extremamente difícil se a ortografia dessa língua fosse baseada na realização fonética das palavras, isto é, se ela traduzisse a forma particular de cada um pronunciar os sons da língua ou de cada região. Se assim fosse, cada lugar poderia ter um sistema alfabético muito distinto. No entanto, apesar de a língua permitir variações, elas não podem ser tão grandes a ponto de os falantes não se compreenderem. A língua impõe limites para a variação.
A ortografia é atualizada com menos frequência que a fala das pessoas no uso cotidiano da língua. Tal aspecto faz com que os sistemas ortográficos se tornem mais opacos em relação ao sistema fonológico que a ortografia tenta reproduzir, porque a língua falada está em constante alteração.
Assim, a fonologia guia o sistema ortográfico, pois parte-se do pressuposto de que os falantes possuem representações mentais dos seus sons que são características daquela língua. Em outras palavras, todos os falantes possuem em sua mente o mesmo inventário de fonemas e são eles que receberão uma representação gráfica. No português, temos a letra "f" e a letra "v", que você vê em palavras como "faca" e "vaca". Para os sons de "f" e "v" há apenas essas letras ou grafemas como possibilidade de representação gráfica.
Isso não é verdade para o som de "s", que pode ser representado por várias letras. Vejamos, nas palavras massa, caça, exceção, para citar apenas algumas, o som de "s" é representado por "ss", "c", "xc". Portanto, para um mesmo som, você encontra múltiplas representações gráficas. Isso se dá porque, com o passar dos anos, a língua muda de geração em geração, em uma velocidade muito mais rápida que a ortografia.
Unidade 1.2 Fonologia e ortografia páginas 26 e 27