Respostas
respondido por:
1
- Retomada dos valores da cultura greco-romana/cultura clássica pelos aspectos humanistas defendidos por esse movimento.
- Era de caráter burguês e desprezava a cultura medieval, consolidando uma nova, moderna e capitalista.
- Conquistas marítimas, aumento do comércio – principalmente com o Oriente – e apoio dos governantes europeus e o clero aos artistas e intelectuais da época.
- Os movimentos mais notáveis na filosofia renascentista foram: Humanismo, Racionalismo (explicação científica para os acontecimentos), Individualismo, Hedonismo (valorização do prazer), Naturalismo Científico (compreender os fenômenos naturais e interferir na natureza), Classicismo (inspiração na cultura greco-romana) e Universalismo (o homem deve desenvolver todas as áreas do saber).
- Foi dividido em três fases (Trecento, Quattrocento e Cinquecento) que correspondiam, cada uma, aos séculos XIV, XV e XVI; entre as duas últimas, havia um breve interlúdio chamado de Alta Renascença.
- Suas ideias eram refletidas na pintura, que “mudou” para adaptar-se a esse movimento cultural. Não só ela, como todas as áreas da arte.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás