• Matéria: Biologia
  • Autor: lindayaneeeh
  • Perguntado 7 anos atrás

qual a importância da terra preta para o terrario fechado​

Respostas

respondido por: emilly6351
2

Resposta:

Os terrários são modelos de ecossistemas terrestres em pequena escala por meio dos quais, procura-se reproduzir as condições do meio ambiente.

São montados em potes (caixas de vidro tipo aquário), onde são depositados cascalhos, areia, terra preta, pequenas plantas e animais (ex: tatuzinho do jardim, insetos, minhocas e caracóis), assim como um pequeno recipiente com água

De uma forma geral, a riqueza do latossolo (solo mais comum na região) é apenas superficial, e vem da decomposição de galhos, folhas e animais. Mas na imensidão da Região Amazônica existem manchas de um solo bem diferente: A TPI, ou Terra Preta de Índio.

Ele é um solo antrópico, isto é: é resultado direto da ação humana. Isso explica por que são encontrados vestígios do dia a dia dos povos que habitavam estas áreas e nos leva a afirmar que a presença da TPI representa um dos mais marcantes registros da antiga ocupação humana na região amazônica. Estima-se que as áreas de TPI ocupam de 6 a 18 mil km quadrados da bacia amazônica.

A espantosa fertilidade deste solo escuro chama a atenção de pesquisadores do mundo inteiro, e para explanar sobre o assunto, convidamos especialistas nas áreas de antropologia, ecologia e agronomia de instituições como Ufam, Embrapa e INPA.

Ainda pouco se sabe sobre a terra preta de índio… sua origem, propriedades e seus possíveis benefícios econômicos, sociais e ecológicos. Mas uma coisa é certa: para enxergarmos um futuro fértil, precisamos nos voltar para o passado do homem amazônico. Esta é a terra preta de índio, uma terra fértil e cheia de histórias

Perguntas similares