Um dos efluentes da atividade de mineração é a lama. qual das alternativas abaixo não retrata a característica deste tipo de efluente ? A. Efluente rico em metais que atribuem coloração a lama. B. o efluente fica em barragens de contenção até o uso para outras finalidades ou até a destinação final adequada. C. A lama vermelha também é composta por produtos químicos provenientes das etapas de processamento da bauxita. D. Um dos maiores desastres ecológicos do brasil aconteceu com o lançamento desta lama do processo de extração de minério de ferro diretamente no rio doce. E. Efluente com ph extremamente ácido que compromete a vida aquática.
Respostas
O efluente fica em barragens de contenção até o uso para outras finalidades ou até a destinação final adequada. ALTERNATIVA CORRETA LETRA B.
Esses resíduos químicos são provenientes do processo de extração de metais, dentre eles o ferro, ouro, cobre, etc. Quando são extraídos esses metais de interesse, sobram apenas os rejeitos que vão para uma barragem, porém não são reutilizados e nem são dados os devidos finais para eles. Muitas vezes, barragens se rompem, levado a desastres ambientais de grande impacto na natureza.
Além desta lama que é denominada de rejeito, são adicionadas a ela diversos componentes químicos, aditivos semelhantes a produtos de limpeza. A grande quantidade de contaminantes encontradas em rios são devido a estas práticas.
Em 2015, houve o rompimento da barragem de Fundão, onde diversos desses dejetos foram jogados na natureza, sendo considerado um dos maiores desastres ecológicos do país, onde ainda não se pode ter noção do tamanho do impacto causado no meio ambiente.
Espero ter ajudado!!!
Resposta: Efluente com ph extremamente ácido que compromete a vida aquática.
Explicação:
A maioria das atividades que exploram jazidas minerais gera uma lama, caracterizada por ser um efluente residual do processo de extração, a qual é contida em barragens até o momento de reaproveitamento ou de destinação final adequada. Esta lama é composta de várias substâncias químicas (produtos químicos, metais pesados entre outros componentes) que, em grandes concentrações, são prejudiciais para corpos d’água, homens, plantas e animais. Alguns acidentes de vazamento ou até mesmo do rompimento dessas barragens causaram grandes desastres ambientais, incluindo a morte da vida aquática, altíssima turbidez e alcalinidade dos corpos d´’agua, comprometimento do abastecimento de água e da pesca, entre outros impactos.
Ela é alcalina, e não ácida.