na mesma medida em que essas diferenças se cruzam e se entrelaçam, elas também evidenciam o distanciamento existente entre as classes, as raças e os gêneros, por exemplo, o que acaba denunciando uma realidade de preconceitos, discriminação e exclusão.
A mistura de culturas, tão exaltada em nosso país, decorre da colonização e da escravização violentas, que, apesar de fazerem parte do passado, ainda hoje permeiam nossa sociedade, reforçando uma lógica europeia etnocêntrica em relação aos demais povos que deram origem ao Brasil. [...]
SCHIMITT, M. Antropologia e Cultura Brasileira. Capítulo 4. Disponível na Biblioteca Virtual Laureate.
De uma maneira didática, podemos dizer que:
I. A população negra, presente em grande número em nosso país, é a que mais contribuiu com conceitos e valores culturais, decorrendo daí a exaltação de suas origens.
II. O preconceito mantém-se no presente, mas vem de um conceito firmado no passado.
III. Discriminação é a forma como se trata quem sofre preconceito.
IV. A exclusão pode acontecer social e institucionalmente com aqueles que sofrem preconceito.
Estão corretas as afirmações:
Resposta Selecionada:
Correta III e IV.
Resposta Correta:
Correta III e IV.
Feedback da resposta: Resposta Correta. A pessoa ou grupo que sofre preconceito é discriminado, ou seja, é tratado de forma diferenciada, não boa. Num grau maior, ocorre a exclusão que pode ser social ou institucional, ou seja, a pessoa pode ser excluída de um grupo social ou pode, por exemplo, não ser admitida em uma empresa devido ao preconceito.
Respostas
A alternativa correta é a III e IV.
O preconceito é uma opinião preconcebida sobre determinado grupo ou pessoa, sem qualquer informação ou razão. O racismo é a crença de que existiriam raças superiores a outras.
A discriminação é a ação baseada no preconceito ou racismo, em que o indivíduo recebe um tratamento injusto apenas por pertencer a um grupo diferente.
As distinções e desigualdades raciais são contundentes, facilmente visíveis e de graves consequências para a população afro-brasileira e para o país como um todo.
Espero ter ajudado.
Resposta:
Correta III e IV
Explicação:
Resposta Correta. A pessoa ou grupo que sofre preconceito é discriminado, ou seja, é tratado de forma diferenciada, não boa. Num grau maior, ocorre a exclusão que pode ser social ou institucional, ou seja, a pessoa pode ser excluída de um grupo social ou pode, por exemplo, não ser admitida em uma empresa devido ao preconceito.