Respostas
Resposta:
"Basicamente, a idéia de Descartes era a de desenvolver um método universal para encontrar a verdade. Para isso ele propõe um modelo quase matemático para conduzir o pensamento humano. Esse modelo é proposto justamente pela característica principal da matemática que não admite dúvidas ou suposições, mas sim trabalha com a certeza.
Você pede três característiscas. Acima coloquei a característica principal, mas creio que você está pedindo três entre os quatro preceitos do Método Cartesiano e porisso vou lhe colocar os quatro:
> VERIFICAR se existem evidências reais e indubitáveis acerca do fenômeno ou coisa estudada.
> ANALISAR, ou seja, dividir ao máximo as coisas, em suas unidades mais simples e estudar essas coisas mais simples.
> SINTETIZAR, ou seja, agrupar novamente as unidades estudadas em um todo verdadeiro.
> ENUMERAR todas as conclusões e princípios utilizados, a fim de manter a ordem do pensamento.
Espero que seja isso que você precisa. Fiz o melhor que pude, pois não sou filósofo, mas sim antropólogo e faz muito tempo que estudei Descartes.
Seria legal você dar uma olhadinha num livro dele chamado "O discurso sobre o método". Em qualquer biblioteca tem, inclusive nas bibliotecas escolares"
Explicação:
Resposta:Coisa como verdadeira que eu não. Conhecesse evidentemente como tal; isto é, de evitar cuidadosamente a precipitação e a prevenção, e de nada incluir em meus juízos que não se apresentasse tão clara e tão distintamente a meu espírito, que eu não tivesse nenhuma ocasião de pô-lo em dúvida.
Regra da análise – O segundo, o de dividir cada uma das dificuldades que eu examinasse em tantas parcelas quantas possíveis e quantas necessárias fossem para melhor resolvê-las.
Regra da síntese – O terceiro, o de conduzir por ordem meus pensamentos, começando pelos objetos mais simples e mais fáceis de conhecer, para subir, pouco a pouco, como por degraus, até o conhecimento dos mais compostos, e supondo mesmo uma ordem entre os que não se precedem naturalmente uns aos outros.
Regra da enumeração – O quarto, fazer em toda parte enumerações tão completas e revisões tão gerais, que eu tivesse a certeza de nada omitir.