Levantem hipoteses que expliquem o motivo de existir tão grandes propriedades na região do Brasil onde há maior concentração de terra.
'-'
Respostas
Resposta:
Explicação: Oi :)
Um dos principais motivos que explica a existência dos latifúndios é a Lei de Terras (feita em 1850). Esta lei estabelecia a compra como a única forma de acesso à terra e abolia, em definitivo, o regime de sesmarias, para se provar que era dono de uma terra era necessário possuir um documento que comprovasse ser dono da mesma, a partir dai muitos senhores de terra começaram a burlar documentos por meio da técnica de grilagem, criando assim uma grande concentração de terras em seu nome.
A maioria dos latifúndios encontram-se no norte/nordeste do país, principalmente na região acrônima conhecida como MAPITOBA, região considerada a grande fronteira agrícola brasileira, e por ser uma região onde se plantam grãos, como a soja por exemplo, para o agronegócio, é uma região que concentra grandes latifúndios.
Sugiro que dê uma procurada na relação entre posseiros e grileiros, é um assunto bem denso que vai te fazer entender melhor a questão das grandes concentrações de propriedade privadas no Brasil ainda mais no Norte do país.