• Matéria: ENEM
  • Autor: FLORYMS
  • Perguntado 7 anos atrás

Redação: Depressão e seus impactos na sociedade brasileira

Respostas

respondido por: lucaseuaqui0
22

Resposta:

Segundo o site de notícias R7.com, a depressão no Brasil atinge cerca de 6% da população, totalizando mais de 11 milhões de brasileiros. A notícia alarmante trás consigo uma realidade vivida por vários jovens no país, com consequências irreversíveis, que em alguns casos poderiam ser resolvidas de forma simples.

Primeiramente é necessário salientar que a depressão é uma doença psicológica e considerada incapacitante, com diferentes estágios e diagnosticada no Brasil, majoritariamente, nos jovens entre 15 e 29 anos. Assim sendo, as causas estão relacionadas principalmente à transição do corpo, o início de relacionamentos amorosos e a pressão para se qualificar cedo no mercado de trabalho contemporâneo extremamente competitivos.

Ademais, em uma entrevista concedida ao programa televisivo "Hoje em dia", Bárbara, uma adolescente paulista, diz que tentou se suicidar 7 vezes em menos de um ano. A confissão da garota revela uma das consequências da depressão não tratada, que vão desde desmotivação para viver, que acarreta desnutrição, afastamento de amigos e família e muitas vezes culmina em suicídio. É inaceitável que a sociedade brasileira aceite passivamente que a depressão tire a vida de tantos jovens.

Acerca do supracitado, medidas urgem serem tomadas. A população, com a ajuda do Governo Federal e da mídia, pode conscientizar os pais e jovens sobre a depressão, com palestras nas escolas, artistas discursando no horário nobre, panfletos nas ruas e influenciadores digitais nas redes sociais, falando como identificar e tratar, divulgando ainda o Centro de Valorização à Vida para que a pessoa doente possa entender como tratar sua enfermidade. Dessa forma podemos ter uma sociedade mais saudável e garantir o futuro do jovem brasileiro.

Dicas:

Eu não sei se você quer aprender a fazer redação ou simplesmente não quer fazer essa, mas vai aí umas dicas de como eu fiz essa em menos de 1 hora. (pode ignorar se só quiser a redação)

Pra começar, o enem vai te julgar por 5 competências:

1. Domínio da norma culta (erros de gramática)

2. Compreender o tema e aplicar conceitos de outras áreas

3. Selecionar e organizar fatos e argumentos para defender um ponto de vista

4. Coesão e coerência. Escrever um texto que se relaciona entre si, onde a introdução vai ser retomada no desenvolvimento e na conclusão, onde o desenvolvimento vai resgatar o que foi dito na introdução e criar um problema que vai ser solucionado na conclusão.

5. É basicamente a conclusão. Deve-se apresentar uma solução para o problema

Sabendo disso, você pode fazer uma redação melhor, então eu tenho uma metodologia pra fazer a redação, primeiro tenho que fazer um brainstorm, um conjunto de ideia que vai ser sintetizada na redação e como vai ser a estrutura, aí está meu brainstorm

"A depressão é uma doença psicológica e considerada incapacitante de diferentes estágios  

Causas - No adolescente (mudanças no corpo, inicio de relacionamentos amorosos, pressão para se qualificar profissionalmente)

Consequências - Afeta a vida pessoal e profissional, desmotivação para viver que acarreta desnutrição e problemas mentais, afastamento dos amigos e família, suicídio  

Citação 1 - No Brasil a depressão atinge cerca de 6% da população brasileira, mais de 11 milhões, fonte "R7.com"

Citação 2 - Bárbara, em entrevista so programa "hoje em dia" disse que em um ano tentou suicídio 7 vezes.

Introdução - Primeira citação,  e pincelar os assuntos que serão tratados na redação

Desenvolvimento 1 - Causas, principais atingidos, como a sociedade ver o indivíduo

Desenvolvimento 2 - Citação 2, consequências, opinião expressa e explicação do CVV

Conclusão - Síntese do supracitado "

Veja que teve alguns pontos que eu não citei na redação, outros eu troquei de lugar... Tentei adequar todos os argumentos na redação, mas nem sempre 30 linhas é suficiente. As citações são importantes, você pode trocar se quiser, algumas pessoas preferem filósofos, mas eu preferi não citar. Caso queira, eu posso te indicar Émile Durkheim, ele fala sobre suicídio.

Espero que tenha ajudado


FLORYMS: Muito obrigada
Perguntas similares