a urolitíase (presença de pedra nos rins ou em outra porção do sistema urinário que impede a saída do fluxo de urina) é a causa da intensa dor que pedro vem sofrendo desde o final de semana. se a dor não diminuir com a saída da pedra pela urina, será necessária a cirurgia para extração. a nefrolitíase ou a urolitíase são patologias que envolvem:
Respostas
Resposta:
Os cálculos (pedras) são massas duras que se formam no trato urinário e podem provocar dor, hemorragia ou infecção ou bloqueio do fluxo da urina.
Explicação:
Uma infecção do trato urinário pode ocorrer quando as bactérias ficam presas na urina que se acumula acima de um bloqueio. Quando os cálculos bloqueiam o trato urinário durante um longo período de tempo, a urina reflui em direção aos tubos no interior do rim e provoca uma pressão excessiva que pode dilatá-lo (hidronefrose), acabando por lesioná-lo.
Os cálculos podem formar-se em razão da saturação de sais na urina ser excessiva ou pela urina carecer dos inibidores normais desse processo de formação.Os cálculos são mais comuns entre as pessoas com certos distúrbios (por exemplo, hiperparatireoidismo, desidratação, e acidose tubular renal) e entre as pessoas cuja dieta é muito rica em proteína de fonte animal ou vitamina C ou que não consomem água ou cálcio suficientes. As pessoas com histórico familiar de formação de cálculo têm uma maior probabilidade de ter cálculos de cálcio e têm maior incidência deles. As pessoas que passaram por cirurgia para perda de peso (cirurgia bariátrica) também podem estar em risco aumentado de formação de cálculos.Beber grandes quantidade de líquidos - 8 a 10 copos de 300 mililitros (dez onças) por dia - é recomendado para prevenção de todos os cálculos. Outras medidas preventivas dependem, até certo ponto, do tipo de cálculo.
Cálculos de cálcio
Pessoas com cálculos de cálcio podem ter um distúrbio denominado hipercalciúria, no qual uma quantidade excessiva de cálcio é eliminada através da urina. Para essas pessoas, as medidas que diminuem a quantidade de cálcio na urina podem ajudar a evitar a formação de novos cálculos. Uma dessas medida é uma dieta pobre em sódio e rica em potássio. A ingestão de cálcio deve ser perto do normal – 1.000 a 1.500 miligramas diariamente (cerca de 2 ou 3 porções de lacticínios por dia). O risco da formação de um novo cálculo é realmente mais alto se a dieta contiver muito pouco cálcio, de forma que as pessoas não devem tentar eliminar o cálcio da dieta. No entanto, as pessoas podem precisar evitar fontes de excesso de cálcio, como antiácidos que contêm cálcio.
Diuréticos tiazídicos, como clortalidona ou indapamida, também reduzem a concentração de cálcio na urina dessas pessoas. Citrato de potássio pode ser administrado para aumentar um nível baixo de citrato na urina, uma substância que inibe a formação de cálculos de cálcio. Restringir a proteína animal na dieta pode ajudar a reduzir o cálcio urinário e o risco de formação de cálculos em muitas pessoas com cálculos de cálcio.
Você sabia que...
As pessoas que têm cálculos de cálcio têm maior probabilidade de desenvolver outros cálculos se sua dieta for pobre demais ou rica demais em cálcio.
O nível elevado de oxalato na urina, que contribui para a formação de cálculos de cálcio, pode ser consequência do consumo excessivo de alimentos ricos nessa substância, como ruibarbo, espinafre, cacau, nozes, pimenta e chá, ou de certos distúrbios intestinais (incluindo alguns tipos de cirurgia para perda de peso). O citrato de cálcio, a colestiramina e a dieta pobre em gordura e em alimentos contendo oxalato podem ajudar a reduzir os níveis de oxalato na urina em algumas pessoas. A piridoxina (vitamina B6) diminui a quantidade de oxalato que o corpo produz.
Nos raros casos em que os cálculos de cálcio são causados por hiperparatireoidismo, sarcoidose, intoxicação por vitamina D, acidose tubular renal ou câncer, é preciso tratar a doença subjacente.
Cálculos de ácido úrico
Cálculos de ácido úrico quase sempre são causados por níveis excessivos de ácido na urina. Citrato de potássio deve ser dado a todas as pessoas que têm cálculos de ácido úrico para tornar a urina alcalina e neutralizar os níveis elevados de ácido que causam cálculos de ácido úrico. Ocasionalmente, uma dieta com pouca proteína animal ou alopurinol pode ser usada para reduzir os níveis de ácido úrico na urina. Manter uma grande ingestão de líquidos também é muito importante.
Cálculos de cistina
Para os cálculos feitos de cistina, os níveis de cistina urinária devem ser mantidos baixos através de uma grande ingestão de líquidos e, algumas vezes, tomando alfa-mercaptopropionilglicina (tiopronina) ou penicilamina para diminuir a concentração de cistina na urina.
Cálculos de estruvita
As pessoas com cálculos de estruvita recorrentes podem precisar tomar antibióticos continuamente para prevenir infecções do trato urinário. Ácido acetoidroxâmico também pode ser útil nas pessoas com cálculos de estruvita.
Remoção do cálculo
litotripsia por ondas de choque
ureteroscópio
nefrostolitotomia
Aumentar a alcalinização da urina
remoção cirúrgica
cirurgia endoscópica
Resposta:d:l,ll,lll, lv
Explicação: