• Matéria: Português
  • Autor: fimlessam9
  • Perguntado 7 anos atrás

Cite a diferença de "para mim" e "para eu".

Cite a diferença dos 4 "porque's".

Diferencia os devidos sinais de pontuação. ":" ";" "," "-" "()" "!" " ' " "`"

Cite a diferença de Há, A, À.

Diferencie o gerúndio e do infinitivo

Respostas

respondido por: RyanRibeiro02
9

Apenas um estudante respondendo suas perguntas:

O "eu" do"para eu" funciona como um sujeito, diferente do "mim", que é um pronome oblíquio e não funciona como sujeito nem como pessoa na conjugação.

Por que == usa-se no começo de perguntas

Por quê == usa-se no final de perguntas

Porque == usa-se para responder perguntas

Porquê == usa-se para responder perguntas também, só que quando damos causa na resposta. Usa-se sempre antecedendo a palavra "o", e geralmente no meio das frases

: === o sinal "dois pontos" ilustra que algo, uma explicação, virá em seguida, e esta será importante, e por isso a ênfase. Frequentemente inicia um aposto.

; === o "Ponto e vírgula", na minha concepção, é utilizado para evitar o uso das conjunções, subentendo elas. Geralmente, da mesma forma que um aposto, denuncia uma explicação, uma conclusão, de um termo antecedente, sem necessariamente utilizar as conjunções "porque" ou "logo".

, === A "vírgula" é utilizada para separar orações subordinadas, antes de conectivos, como conjunções, e também para denunciar um aposto ou para separar um vocativo.

() === os "parênteses" são utilizados para dar uma explicação sobre algo anterior,basicamente.

! === a "interrogação" é utilizada para dar a uma Ênfase no que é dito, um suspense.

' === o "apóstrofo" denuncia a contração de termos, geralmente vogais, quando uma palavra termina em uma vogal e a próxima também, contrai-se a vogal da primeira com o '. Ex: queda d'água (queda de água)

` === o acento grave denuncia a contração de duas vogais "as", uma preposição, exigida por um termo regente, geralmente um verbo, e a outra, um artigo definido feminino, exigido por um termo regido, geralmente um substantivo. Tal fenômeno dá-se o nome de "crase".

Há é utilizado para falar de coisas que já aconteceram no passado (é o passado do verbo haver); A é o artigo definido feminino, que antecede muitas vezes um substantivo feminino; À é o a com crase, que expliquei acima, como no exemplo "Vou à Bela Vista"

Gerúndio é uma forma nominal,que, como todas as outras, é um tipo de conjugação de verbo. O gerúndio tem como característica as terminações -ndo, de forma que o sentido que ele traz para os verbos é o sentido de constância, de coisas que estão acontecendo ainda, como no exemplo "Estou JOGANDO bola.".

O infinitivo é outra forma nominal, desta vez tendo como característica o -r final. Tem sentido de coisas que não foram especificadas o tempo em que aconteceram, e que, portanto, são atemporais: não se sabe quando iniciaram nem quando terminarão; apenas que estão acontecendo.

Espero ter ajudado.


RyanRibeiro02: Vou começar a estudar essa matéria, por isso a formalidade
RyanRibeiro02: foi um exercício para mim.
Perguntas similares