• Matéria: Português
  • Autor: julianethomaz2018
  • Perguntado 7 anos atrás

Abaixo, há uma parte de uma entrevista, feita em uma entrevista de 1973, com Maria Teresa, ex-escrava, de 117 anos na época:



“Minha avó era lavadeira dos escravos. Meu avô era tratador de porco. Minha avó era Benta! Benta da Silva e meu avô também era Bento. Antônio Bento da Silva. Ela era Munhambana. Ele também era. É. Todos dois eram Munhambanos.

Ah…Eles num contaram como era de onde eles vinham não. Eles num contaram que a gente era criança naquele tempo…Meu avô num era preto não. Meu avô, o cabelo dele era aqui (mostra abaixo do ombro). Minha avó também. Meu pai era mulato mas casou com a minha mãe que era preta.

E as outras minhas irmãs eram tudo mulata. Eu e meu irmão saiu da cor da minha mãe. Mas, meu avô? Meu avô o cabelo dele parava aqui (mostra de novo o ponto). Nós penteava o cabelo: (imitando avô:)’Ara! Ara eu! Ara eu pega ocê!’ Tudo assim que ele falava (imita de novo:) ‘Oça o tutra!”



Considerando as lições a respeito de dissertação, narração, descrição e de interpretação, assinale a resposta correta quanto ao depoimento:

a) por ser um texto predominantemente descritivo, o autor abandona a lógica para mostrar como são os escravos e se deixa guiar pelas impressões subjetivas.

b) o texto mostra predominantemente as características ligadas às cores, tanto que o leitor passa a conhecer as pessoas por meio exclusivamente dessa característica

c) a descrição feita no texto dá mais destaque ao cabelo dos familiares da depoente, pois é a principal da característica que individualiza a família.

d) a descrição apresentada é predominantemente subjetiva, já que, por descrever pessoas da família, o autor distorce a realidade.

e) o texto ressalta características dos familiares da ex-escrava a partir de uma descrição predominantemente objetiva, a qual destaca inclusive características ligadas à aparência.

Respostas

respondido por: jalves26
0

A resposta correta quanto ao depoimento:

e) o texto ressalta características dos familiares da ex-escrava a partir de uma descrição predominantemente objetiva, a qual destaca inclusive características ligadas à aparência.

Trata-se de um texto descritivo de fato, pois retrata características de pessoas. Mas essa descrição não é subjetiva, pois não se trata de opiniões. É uma descrição objetiva, pois a cor da pele e a textura do cabelo, por exemplo, são fatos, características incontestáveis.

O depoimento da ex-escrava destaca a aparência de seus ancestrais, com a intenção de mostrar a mistura de raças que deu origem a sua família.

Perguntas similares