Respostas
Resposta:
No contexto da chamada Guerra Fria, os países da Europa Ocidental, juntamente com os Estados Unidos e o Canadá, fundaram a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) para defender seus interesses. Em contrapartida, a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URRS) também criou um acordo com seus países aliados, o qual ficou conhecido como Pacto de Varsóvia.
A Guerra Fria
Já no contexto da Segunda Guerra Mundial há um processo de acirramento das divergências ideológicas dos Estados Unidos e o Reino Unido com a União Soviética, apesar de lutarem como aliados contra a Alemanha de Hitler. Dentre os anos de 1945 e 1991 o mundo ficou dividido entre duas grandes matrizes ideológicas, configuradas pelas matrizes econômicas e políticas do capitalismo e do socialismo.
Os territórios socialistas naquele contexto eram a União Soviética, a China e a Europa Oriental (considerados por segundo mundo). Enquanto os representantes do capitalismo eram outros territórios como Estados Unidos, Canadá, Oceania e Europa Ocidental (considerados por primeiro mundo). Ficando os demais países como periferias do capitalismo internacional (então o terceiro mundo).
Pacto de Varsóvia - Objetivos de sua criação - OTAN x URSS
Foto: depositphotos
Portanto, havia uma hegemonia bipolar no mundo representada pelo papel dos Estados Unidos e da União Soviética, cada qual com uma visão de mundo, formando dois blocos antagônicos. As disputas geopolíticas se estabeleciam como forma de dominação e poderio.
Os Estados Unidos utilizam-se do discurso de luta contra a expansão do comunismo para investir esforços contra os territórios que se denominavam soviéticos, e para tanto desenvolveu projetos como o Plano Marshall para reconstrução dos países europeus abalados pela guerra, visando que estes não fossem dominados pelas vertentes socialistas.
Explicação: