Para Paulo Bonavides (1986), quando se fala em sistema eleitoral, de acordo com o que é adotado pelo país, irá influenciar na organização partidária, na forma de governo e na estrutura parlamentar. Além disso, pode até mesmo causar uma influência nas instituições e na orientação política do regime adotado.
A partir dessa ideia sobre o sistema eleitoral, analise as assertivas abaixo.
I. Quando se trata de um sistema eleitoral majoritário, cada partido pode lançar quantos candidatos quiser, de acordo com o número de interessados que tiver em seu partido.
II. O sistema proporcional surge como uma forma de garantir a representação política das minorias.
III. O sistema eleitoral majoritário serve para os cargos de Presidente da República, Governandor, Prefeito, e Senador.
IV. O sistema eleitoral minoritário serve para os cargos de Deputados Estaduais exclusivamente.
É correto o que se afirma em:
Respostas
Sobre os sistemas eleitorais:
É correto o que se afirma em: II e III.
No Sistema Majoritário: Representação por maioria. A decisão é da maioria, marginalizando-se as minorias. Formação de maiorias estáveis, garantia de governabilidade.
São decididos por este sistema os cargos do Poder Executivo e Poder Legislativo - Senado Federal: Presidente e Vice-Presidente da República, Governador e Vice-Governador de Estado, Prefeito e Vice-Prefeito, e Senador e dois suplentes.
No Sistema Proporcionais: Representação proporcional. Vários setores sociais contribuem para a tomada da decisão política. Espelha de melhor forma as perspectivas do eleitorado, pois assegura a representação de minorias, retratando de forma mais fiel as expectativas dos múltiplos setores da sociedade
A Constituição Federal estabeleceu o sistema proporcional para eleger os membros do Poder Legislativo, exceto o Senado Federal: a Câmara dos Deputados, as Assembleias Legislativas, a Câmara Legislativa e as Câmaras de Vereadores.
Bons estudos!