Na literatura sociológica, o conceito de patrimonialismo remete à teoria de Max Weber. Em “Os Donos do Poder”, Raymundo Faoro utiliza esse conceito para analisar a cultura política brasileira. Na perspectiva de Faoro, a política patrimonialista é aquela que é exercida:
Escolha uma:
a. em nome da racionalidade.
b. pelas classes agrárias.
c. por lideranças carismáticas.
d. em causa própria.
e. pelas classes burguesa
Leia o texto.
“Não era fácil aos detentores das posições públicas de responsabilidade, formados por tal ambiente, compreenderem a distinção fundamental entre os domínios do privado e do público”
O trecho acima, de Sérgio Buarque de Holanda, expressa as dificuldades da formação do homem público no Brasil. O ambiente ao qual se refere o autor como sendo o fator que gera essas dificuldades é:
Escolha uma:
a. o estamento burocrático.
b. a longínqua e portentosa floresta amazônica.
c. a família de tipo patriarcal.
d. o meio acadêmico em Coimbra no século XVIII.
e. o litoral brasileiro superpovoado por escravos de língua africana.
Respostas
respondido por:
0
A família de tipo patriarcal.
O homem cordial foi um termo refletido por Sérgio Buarque de Holanda para explicar o indivíduo que se adequou as fórmulas do sistema.
Aquele homem que morava no campo, precisou converter sua vida para as mudanças e se adaptar, por isso, o "homem cordial" não tem haver necessariamente com a cordialidade, porém, atrapalha a democracia pois um de nossos deveres é não concordar com todas as imposições do estado, devemos recorrer nossos direitos e buscar melhores condições de vida todos os dias.
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás