vantagens e desvantagens dos aspectos políticos, econômicos, sociais e ambientais da biomassa, do petróleo, e do gás natural?
Respostas
Resposta:
Explicação:
Biomassa:
- Incentivo à produção de biocombustíveis, diminuindo a dependência de combustíveis fósseis.
- É bem menos poluente que os combustíveis fósseis, pois o CO2 liberado na queima é proveniente do carbono cíclico, ou seja, não é adicionado mais CO2 na atmosfera. A queima de combustíveis fósseis adiciona na atmosfera CO2 que antes estava aprisionado por milhões de anos.
- Gera mais empregos no setor agrícola e no da agroindústria.
Petróleo:
- Recurso abundante, barato e mais eficiente que outros combustíveis provenientes de energia limpa.
- Principal produto utilizado para a produção de energia em indústrias (carvão mineral) e de combustíveis automotivos (querosene, gasolina e diesel)
- Sua queima aumenta os níveis de CO2 e óxidos ácidos na atmosfera, o que agrava o aquecimento global e a ocorrência de chuvas ácidas.
- É produto de maior interesse das potências globais.
Gás Natural:
- Sua queima gera menos poluentes que os combustíveis derivados do petróleo (gasolina, diesel, querosene)
- Utilizado para a produção de metanol, amônia e ureia em indústrias.
- Atualmente, a Rússia é um dos maiores produtores e exportadores de gás natural do mundo, e o principal comprador são os países europeus. O monopólio russo sobre o gás natural teve papel importante no conflito da Crimeia, na Ucrânia, pois o fornecimento de gás aos países europeus poderia ter sido interrompido a qualquer momento.