Quando observamos a economia doméstica de milhões de famílias brasileiras, podemos encontrar uma espécie de orçamento que consiste nos ganhos, descontadas as despesas da residência. O governo não é diferente. Ele possui leis que determinam como o orçamento e o planejamento financeiro da União, estados e municípios devem ser gastos.
Em relação ao trecho apresentado que trata sobre orçamento e planejamento do governo, é correto afirmar que:
a. assim como no ambiente doméstico, um governo deve propor prioridades para o uso do dinheiro público arrecadado. A Lei de Responsabilidade serve para garantir isso.
b. o dinheiro público arrecadado é enviado diretamente ao chefe do poder executivo, que decide ano a ano como gastá-lo. Isso está prescrito pela Lei de Responsabilidade Fiscal.
c. o dinheiro público arrecadado é gasto pelo poder legislativo, encarregado de governar estados e municípios. O chefe do poder executivo apenas cumpre a prescrição do poder legislativo.
d. a Lei de Responsabilidade Fiscal não cumpre o princípio da eficiência, já que o chefe do poder executivo deve manter-se fiel a ela, o que engessa a gestão pública.
e. diferente do orçamento doméstico, o orçamento público pode se tornar deficitário. O governo deve se preocupar com o bem-estar da população mesmo que isso leve a um déficit orçamentário.
Respostas
respondido por:
7
Sobre as questões concernentes a um planejamento financeiro, temos que a resposta certa é a:
a. assim como no ambiente doméstico, um governo deve propor prioridades para o uso do dinheiro público arrecadado. A Lei de Responsabilidade serve para garantir isso
Isso porque o planejamento financeiro de um país serve como forma de possibilitar que ele invista recurso de forma correta.
Nesse aspecto, muito se assemelha com uma residência tendo em vista que o dinheiro deve ser empregado da melhor forma.
Importante notar assim que o planteamento serve como forma de melhorar a vida das pessoas.
espero ter ajudado!
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás