Respostas
Resposta:
A quantidade de multinacionais instaladas no Brasil é gigantesca e não seria possível citar todas aqui, por isso apenas algumas empresas serão citadas. As organizações multinacionais mais conhecidas são as que encontramos no nosso dia a dia, como por exemplo: de origem Coreana, a Samsung; de origem Francesa, a Peugeot; de origem Italiana, a Fiat; de origem Suíça, a Nestlé; de origem Americana (EUA), a Coca-Cola, a Dell, a Microsoft, e a Ford; de origem Alemã, a Siemens e a Volkswagen; de origem Finlandesa, a Nokia; de origem Japonesa a Toyota e a Sony; etc.
Explicação:
As empresas multinacionais começaram a se alojar no Brasil durante os anos dourados, de 1956 a 1961, no governo de Juscelino Kubitschek, que abriu a economia nacional para o capital estrangeiro para que pudesse investir no setor industrial.
Diferentemente de Vargas, partidário do nacionalismo econômico, o governo de Juscelino Kubitschek afirmava o nacional-desenvolvimentismo.
Enquanto Vargas se preocupava em exercer maior controle sobre as empresas estrangeiras (Lei de Remessa de Lucros) e instituía empresas nacionais (estatais), como a Petrobras e a Eletrobrás, JK conferia mais espaço à iniciativa privada, afirmando que o importante era a criação de mais empregos e o crescimento do Produto Interno Bruto. Se isso era possível com a facilitação da entrada de empresas estrangeira, essa, então, deveria ser a linha de ação.