Respostas
O mundo passou, primeiro, do feudalismo para o mercantilismo por ter modificado a sua estrutura produtiva, sendo o modelo majoritariamente agrário do feudalismo não mais adequado para a realidade econômica da Europa Ocidental.
Do mesmo modo, o mercantilismo, com as suas medidas protecionistas de comércio e tendência de formar monopólios, foi substituído pelo Capitalismo a medida que a necessidade de um comércio internacional mais robusto e a necessidade de estimular a competição foi se tornando cada vez maior.
Resposta:
O modelo econômico europeu passou do Mercantilismo para o Capitalismo por conta da necessidade de sofisticar as redes internacionais de troca (de modo a coibir os protecionismos exacerbados do mercantilismo), pelo advento da industrialização e pelo crescimento econômico (político e social) da burguesia perante a nobreza.
Deste modo, o modelo mercantilista, que para funcionar dependia pesadamente da intervenção do Estado e de acordos estabelecidos entre Rei e a alta burguesia, acabou sendo substituído pelo capitalismo, que era mais dinâmico.