• Matéria: Geografia
  • Autor: maluze
  • Perguntado 7 anos atrás

As populações normalmente apresentam um tamanho estável, que varia dentro de um certo limite. Em A origem das espécies, Darwin escreveu: o elefante é considerado, dentre todos os animais conhecidos, o que procria mais lentamente, e eu tive o trabalho de estimar sua taxa mínima provável de aumento natural: numa estimativa conservadora, podemos supor que ele procria quando tem trinta anos de idade e continua procriando até os noventa anos, dando à luz três pares de rebentos neste intervalo; sendo assim, ao final do quinto século, haveria quinze milhões de elefantes vivos, descendentes do primeiro par. (DARWIN, 1859).

Essa foi a maneira enfática de Darwin afirmar que os seres vivos não realizam seu potencial reprodutivo: caso o fizessem, o mundo estaria superpovoado por elefantes (e, na verdade, por qualquer outro ser vivo). A simples observação de que os seres vivos possuem um imenso potencial de crescimento, mas mantêm populações de tamanho estável, abre o caminho para uma das ideias centrais na teoria da seleção natural, a luta pela existência.

Fonte: MEYER, Diogo; EL-HANI, Charbel N. Evolução: o sentido da Biologia. São Paulo: UNESP, 2005.

Considerando as informações acima e também as evidências de evolução dos seres vivos, analise o questionamento a seguir: as moscas-das-frutas do gênero Drosophila são encontradas em todo o mundo, mas a maioria das espécies desse gênero é encontrada nas ilhas do Havaí. Sugira uma hipótese que possa explicar esse padrão de distribuição.

Respostas

respondido por: brendaisis
1

De acordo com as hipóteses apresentadas por Darwin, acerca do processo evolutivo, ao qual tanto dedicou seus estudos e análises, pode-se afrimar que:

1. As moscas das-frutas do gênero Drosophila apresentam características que garantem a predominância de seu gênero no clima e ambiente que apresenta as ilhas do Havaí. Portanto, pode-se compreender que tais moscas são mais bem adaptadas ao Havaí do que ao restante do mundo.

Perguntas similares