Sobre os insetos, responda a) Em que tipos de hábitat podem ser encon trados? De exemplos. b) que importancia tem para a humanidade? Comente brevemente c) Que tipo de fecundação apresentam (exterma ou interna)? d) Que tipo de desenvolvimento apresentam (direto ou Indireto)? E)O que são insetos ametábolos, hemimetabolos e holometabolos? Dé um exemplo de cada tipo
Respostas
Resposta:
A) Atualmente são conhecidas cerca de 900 mil espécies de insetos, sendo que a maioria é encontrada no ambiente terrestre. B)Muitos insetos, apesar de sua fama, produzem efeitos positivos e trazem benefícios para o ser humano. Como exemplo, podemos citar as abelhas que produzem mel, o bicho-da-seda pela produção da seda, entre outros. Alguns insetos fazem a decomposição da matéria orgânica, ajudando na decomposição dos cadáveres de animais e plantas. A contribuição destes para o meio ambiente é imensa, pois colabora com a reciclagem dos nutrientes que são essenciais para o metabolismo de qualquer ser vivo. Além disso, tem papel importante na polinização das plantas que, em sua maioria, depende dos insetos para isso. C)Os insetos têm sexos separados e a sua fecundação é interna. São animais ovíparos, que podem apresentar três tipos de desenvolvimento: Direto, sem metamorfose: desenvolvido ametábolo (a = sem, metábolo = mudança). D)No desenvolvimento direto, um organismo nasce muito semelhante ao indivíduo adulto. O seu corpo não sofre modificações extremas, havendo, principalmente, o crescimento do organismo. Como exemplo de organismos com desenvolvimento direto, podemos citar as aves e os mamíferos. No desenvolvimento indireto, o organismo, ao nascer, é completamente diferente do adulto. No seu desenvolvimento, ele sofre diversas modificações, inclusive mudança de habitat em algumas espécies. Os dois exemplos mais conhecidos de desenvolvimento indireto são a borboleta e os anfíbios, como o sapo. Nesse último caso, a mudança é tão radical que os indivíduos jovens (girinos) não possuem pernas e vivem na água, e os adultos não possuem brânquias, vivem no ambiente terrestre e possuem pernas. Nesse caso, é possível perceber mudanças na anatomia, no habitat e até mesmo na alimentação. As mudanças que ocorrem nos organismos que apresentam desenvolvimento indireto são chamadas de metamorfose. E)Quando um inseto apresenta desenvolvimento direto, dizemos que eles são ametábolos. Isso significa que a forma jovem é bem semelhante à forma adulta, diferenciando-se apenas pelo tamanho. É importante frisar que eles não sofrem nenhum tipo de metamorfose. Como exemplo de insetos ametábolos, podemos citar as traças-dos-livros, que durante o desenvolvimento apresentam uma morfologia semelhante na fase jovem e adulta.
Os hemimetábolos são aqueles que, quando jovens, já apresentam alguma semelhança com os adultos. Nesses casos, ocorre uma metamorfose incompleta, com poucas modificações. O estágio jovem recebe o nome de ninfa. Como exemplo de insetos hemimetábolos, podemos destacar os gafanhotos, que, quando jovens, diferenciam-se principalmente pela ausência de asas. Além desse animal, a barata e o percevejo são hemimetábolos.os insetos holometábolos, que são aqueles que sofrem uma metamorfose completa, uma vez que o indivíduo jovem apresenta-se completamente diferente do adulto. Nesse caso, há uma forma larval, que sofre modificações até transformar-se em pupa ou crisálida, uma forma imóvel. No interior dessa estrutura, o inseto sofre metamorfose e torna-se adulto. Com o tempo, a pupa é rompida e emerge o adulto, também chamado de imago. Esse tipo de desenvolvimento é característico de borboletas, mariposas e moscas.