• Matéria: Matemática
  • Autor: nananana5511
  • Perguntado 7 anos atrás

A importância do conceito de Juro, Simples e Composto!
por Marcelo Silva de Jesus 2 semanas atrás

Olá, estudante! Seja bem-vindo ao fórum da disciplina de Matemática Financeira. Com essa disciplina objetivamos que você se familiarize com tópicos essenciais da Matemática Financeira, tais como Juros, Parcelamentos, Análise de Financiamentos e Investimentos. Também objetivamos que você reflita a respeito da importância desses conteúdos para o planejamento e a tomada de decisões em sua atuação profissional. Nesse sentido, considerando que em sua futura profissão você precisará conhecer, compreender e aplicar os diferentes conceitos da Matemática Financeira, responda ao seguinte item:

1. Considerando as aplicações dos regimes de capitalização composto e simples, comente, utilizando pelo menos um exemplo, como eles são abordados no nosso dia a dia e na sua futura prática profissional.

a. Regime de capitalização simples;

b. Regime de capitalização composto.

Respostas

respondido por: numero20
4

(a) O regime de capitalização simples é abordado na escolas, não sendo aplicado em operações financeiras.

(b) O regime de capitalização composto é utilizado em financiamentos e empréstimos.

Esta questão está relacionada com regimes de capitalização. Os juros são valores cobrados em investimentos e financiamentos, sendo eles uma porcentagem em relação ao capital inicial que varia durante o tempo. Os montantes finais, sob juros simples ou compostos, podem ser calculados através das seguinte expressões:

Juros \ simples: \ M=C(1+it)\\ \\ Juros \ compostos: \ M=C(1+i)^t

Onde:

M: montante final retirado;

C: capital inicial investido;

i: taxa de juros do período;

t: número de períodos.

Note que a taxa de juros e o período devem estar sobre mesma unidade de tempo para que os cálculos sejam corretos. Por exemplo, caso a unidade de tempo seja anos e os juros sejam mensais, devemos converter uma delas.

Perguntas similares