• Matéria: Biologia
  • Autor: LucasAlcova9095
  • Perguntado 7 anos atrás

A metilação da citosina formando 5-metilcitosina, também conhecida como a quinta base nitrogenada é uma marca epigenética importante na maioria dos eucariotos que esta, geralmente, relacionada à inativação de um gene. No entanto, a 5-metilcitosina pode eventualmente sofrer uma lesão espontânea causando sua desaminação e não reparo pelos sistemas celulares. (GRIFFITHS, A.J.F. et al. Introdução à Genética, 10ª ed., Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013). Sobre a desaminação da 5-metilcitosina e o sistema de reparo de DNA, analise as asserções a seguir e a relação entre elas:


I ? A desaminação da 5-metilcitosina leva a formação do nucleotídeo de timina que por sua vez causará erro de malpareamento de bases promovendo uma transição C?T permanente.


PORQUE


II ? No processo de reparo de DNA este tipo de mutação poderia ser corrigido pelo mecanismo de reparo por excisão de bases, no entanto a timina não é reconhec

Respostas

respondido por: Danas
0

As duas afirmativas estão corretas e se complementa.

Gene é uma região do cromossomo que é responsável por expressar alguma característica do ser vivo, ou seja, uma proteína.

Já um cromossomo é uma parte de todo o código genético, nele estão contidos diversos genes que são responsáveis pela expressão de diversas características.

Quando há alguma falha no material genético, os riscos de formação de proteínas mutantes são enormes.

Perguntas similares