1 O que é etnocentrismo ?
2utilize um dicionário Pesquise o significado da palavra xenofobia ?
3Por que a colonização europeia no Brasil é considerado um exemplo de etnocentrismo ?
4a história foi contada a partir da visão dos vencedores ou perdedores ? explique Cite exemplos que tem no texto
5existe exemplo de etnocentrismo no Brasil na atualidade? explique e cite um exemplo
6O que é relativismo cultural ?
7é papel do relativismo cultural julgar uma cultura ?
8porque o relativismo cultural é essencial ?
9a sociologia defende o etnocentrismo o ou relativismo cultural como positivos em relação à cultura?
10você já presenciou ou já ouviu algum caso de xenofobia, preconceito racismo no seu dia a dia?
Respostas
Resposta:
1) Etnocentrismo: visão de mundo característica de quem considera o seu grupo étnico, nação ou nacionalidade socialmente mais importante do que os demais.
2) Xenofobia: medo, aversão ou a profunda antipatia em relação aos estrangeiros, a desconfiança em relação a pessoas que vêm de fora do seu país com uma cultura, hábito, raça ou religião diferente.
3) Quando os europeus chegaram ao Brasil e se depararam com os indígenas e sua respectiva cultura, achavam que eles eram "burros", atrasados, pois não conheciam algumas coisas dos europeus, não tinham a ganância deles, viviam de modo simples utilizando os recursos da natureza quando necessário. Portanto, os europeus se consideravam muito superiores aos indígenas, achavam que sua cultura era superior.
4) (não consigo responder sem o texto!!!)
5) Sim. Hoje em dia, muitas pessoas têm preconceito com as diferentes culturas e diferentes visões de mundo da delas. Acham que são mais inteligentes, que a cultura delas é "absoluta", "superior".
6) O relativismo cultural é um processo de observar o conhecimento de sistemas culturais sem uma visão etnocêntrica em relação à sociedade do pesquisado, ou seja, realizar a observação usando o meio ou parâmetro preconcebido pela cultura ocidental e, assim, realizar um estudo e/ou observação do sistema cultural em questão sem nenhum preconceito. E, com isso, realizar a avaliação sem privilegiar os valores de um só ponto de vista, e estruturar o corpo social a partir de suas próprias características. As culturas estudadas adquirem, assim, seus próprios sistemas de valores e sua própria integridade cultural.
7) Não. Nada nem ninguém têm direito de julgar uma cultura. O relativismo cultural serve para você observar e estudar as características de uma cultura diferente da sua, sem julgamentos, para conhecê-la e conhecer também diferentes visões de mundo.
8) É essencial pois não podemos viver achando que nossa cultura/modo de vida é o único certo, "verdade absoluta". Todas as culturas são de seu jeito, têm seus respectivos aspectos, características, e nenhuma está errada. É necessário desnaturalizarmos nosso olhar, observar de diferentes perspectivas diferentes culturas, para que todos nós vivamos bem uns com os outros.
9) A sociologia não defende o etnocentrismo, e sim o relativismo cultural.
10) (resposta pessoal, mas posso dar um exemplo). Hoje em dia, muitos brasileiros têm preconceito com refugiados, têm medo deles. Isso não pode acontecer, devemos acolhê-los pois passaram por muitas coisas para fugir das guerras de seus países, para viver em paz aqui no Brasil.
Explicação: