• Matéria: Biologia
  • Autor: biiasousa1412
  • Perguntado 7 anos atrás

Em que consiste os fenômenos da "super lua" e da "lua de sangue"??​

Respostas

respondido por: Gui250
29

Resposta:

A Lua cheia estará maior e mais brilhante do que normalmente é(Quando uma Lua está cheia e no perigeu, ela aparece 7% maior que o normal e 15% mais brilhante.)

Lua de Sangue é só um nome impactante que deram para o fenômeno em que a lua fica avermelhada. A junção dos dois fenômenos, eclipse lunar e superlua, causa a Lua de Sangue.

Explicação:

Lua cheia:Não à toa, astrônomos costumam chamar o fenômeno de “superlua”. Ele acontece sempre que o satélite está em seu perigeu, nome dado ao ponto em que cumpre a sua órbita mais próxima da Terra.Essa ilusão acontece porque, enquanto o satélite está no horizonte, cria-se um efeito de comparação com outros objetos que estão em nossa linha de visão. Ao olhar para prédios ou árvores do redor, por exemplo, parece que a lua está muito mais perto do que de fato está.

O fenômeno é raro e acontece em eclipses da Superlua. O eclipse lunar ocorre quando o Sol, a Terra e a Lua estão em perfeito alinhamento, e o planeta fica no centro. Em relação ao Sol, a Lua é ocultada pela Terra, ou seja, os raios solares não chegam até o satélite, e a sombra do planeta é projetada na Lua, que “escurece”. Já a superlua ocorre quando o satélite está na sua fase cheia e no ponto mais próximo da Terra, conhecido como perigeu.  

A junção dos dois fenômenos, eclipse lunar e superlua, causa a Lua de Sangue. A cor avermelhada  deve-se a uma relação entre a proximidade da Lua com a atmosfera terrestre e os raios solares. O sol emite luzes de todas as cores, mas quando a Lua está próxima da Terra, apenas as cores de baixa frequência, como o vermelho, são refletidas da atmosfera terrestre para o nosso satélite natural, o que torna a Lua vermelha.


kauanunes852pdi1b5: resume saporr
Perguntas similares