Preocupado com a necessidade de fazer a manutenção preventiva de duas máquinas do departamento de embalagem, Marcos Alcântara resolveu, muito a contragosto do sócio da empresa, Sr. Waldemar, realizar um adiantamento para a única empresa prestadora desse serviço na cidade e garantir que a manutenção seja realizada por pessoas que já conhecem as máquinas. Como os técnicos dessa empresa são muito ocupados, a alternativa seria a contratação de uma outra empresa, em que os técnicos teriam que se locomover de avião e ficar hospedados na cidade, além de não conhecerem as máquinas. Assumindo o risco, Marcos realizou o pagamento à vista, por meio de transferência bancária. Sabe-se que há um procedimento especial a ser realizado nessas ocasiões, mas que lançamento contábil deve ser feito?
Respostas
D - Prestação de serviço a receber
C - Bancos
O enunciado da questão diz que Marcos realizou o pagamento à vista, por meio de transferência bancária.
Todas as vezes que é realizado uma pagamento à vista isso significa que existe recursos saindo da empresa, nesse caso via banco , por tanto saída do banco representa um crédito no mesmo.
Ao tempo que Marcos paga antecipadamente pela prestação de serviços desses técnicos ele ganha o direito de receber a prestação de serviços, logo se é um direito é um ativo, dessa forma, um débito na conta de prestação de serviço a receber.
Dessa maneira tem-se os seguintes lançamentos:
D - Prestação de serviço a receber
C - Bancos
Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!
Resposta:
A ,D - Adiantamentos a fornecedores e C - Caixa e equivalentes de caixa.
Explicação:
Como a manutenção ainda será realizada no futuro, não é possível considerar esse gasto como uma despesa ainda, por enquanto trata-se de um direito que a empresa está comprando para consumir um serviço no futuro.