Assim como os estudos difundidos por Taylor, a teoria clássica de Fayol foi responsável por contribuir grandemente com o desenvolvimento da administração enquanto ciência. Todavia, assim como ocorreu no caso da administração científica, os estudos de Fayol também foram alvo de críticas, por não se atentarem a diversos aspectos, considerados pelos críticos como relevantes no contexto organizacional (SIQUEIRA, 2019). SIQUEIRA, D. M. Teorias da administração e das organizações. 2019. Com base nas críticas recebidas pela escola clássica, considere as afirmações a seguir.
I. Em função de seu caráter prescritivo, a teoria clássica recebeu críticas por uma abordagem universalista, que se propõe a atender todas as organizações, a partir de uma concepção extremamente racionalista da administração.
II. O foco demasiado lógico das teorias clássicas recebeu críticas por negligenciar a figura do ser humano, bem como as influências dos conflitos organizacionais.
III. O demasiado processo de comprovação científica da escola clássica recebeu diversas críticas por abandonar o empirismo, deixando de lado o senso comum e as observações feitas no ambiente organizacional.
IV. A teoria da máquina recebeu diversas críticas por uma visão determinística do comportamento humano, transformando-o em algo mecânico, previsível e passível de controle.
Está correto apenas o que se afirma em:
A- I e II.
B- I e III.
C- II e IV.
D- I, II e IV.
E- II, III e IV.
Respostas
respondido por:
18
A alternativa E) é a correta.
A teoria clássica seguia uma logica longe se ser universalista, e sim muito mais centrada na empresa e na mecanização do homem, por isso levou o nome de teoria das maquinas.
A teoria classifica foi dando espaço para teorias mais humanistas por volta dos anos 60, com as graves feitas pelo pessoal dos recursos humanos, levando em consideração o aspecto de ser humano do próprio homem.
Espero ter ajudado!
fabianocardozzo:
A alternativa correta é a letra ''D'' > I, II e IV
respondido por:
5
Resposta:
I, II e IV
Explicação: A teoria negligênciava a figura humana e transformava o seu comportamento em algo mecânico e controlável, desconsiderando a existência de fatores externos e de conflitos intraorganizacionais.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás