O Fibro Edema Geloide (FEG), indevidamente chamado de celulite, pode ser definido como uma patologia multifatorial, que resulta na degeneração do tecido adiposo, passando pelas fases de alteração da matriz intersticial, estase microcirculatória e hipertrofia dos adipócitos. (BORGES, 2006; KEDE, SABATOVICH, 2004; GUIRRO, GUIRRO, 2004; FERNANDES, 2008; SMALLS, L., 2005).
Um dos tratamentos indicados para FEG é o Ultrassom, pois tem como efeitos fisiológicos a ação tixotrópica sobre géis, despolimerização da substância fundamental, deslocamento de íons, aumento da permeabilidade das membranas, melhor reabsorção de líquidos, aperfeiçoamento da irrigação sanguínea e linfática, aumenta a produção e melhora a orientação das fibras colágenas do tecido conjuntivo. (CAMPOS,1992; YOUNG, 1998.)
Com base no texto acima e nos conhecimentos adquiridos, assinale a alternativa CORRETA.
a.
Os parâmetros ajustáveis do Ultrassom para o tratamento do FEG são: intensidade, tempo e modo de emissão (fonoforese ou convencional).
b.
O FEG pode ser classificado quanto ao tipo (I, II, III e IV) e quanto ao grau de evolução (flácido, misto e compacto).
c.
O modo de emissão contínuo é caracterizado pela emissão de ondas sonoras de forma ininterrupta, enquanto o modo pulsado é caracterizado pela emissão de ondas sonoras de forma intervalada, estes podem ser utilizados para tratamento de FEG e serão determinados dependendo do grau e tipo.
d.
O modo de emissão contínuo é caracterizado pela emissão de ondas sonoras de forma ininterrupta, enquanto o modo pulsado é caracterizado pela emissão de ondas sonoras de forma intervalada, isso não interfere no tratamento do FEG.
e.
O FEG é uma patologia multifatorial e sua evolução depende exclusivamente da genética e da idade do indivíduo.
Respostas
respondido por:
16
A alternativa C) é a correta.
A FEG (Fibro Edema Geloide) é o como é conhecido o quadro de celulite nas mulheres, é uma alteração em tecidos subcutâneos comum a grande maioria das mulheres.
Na FEG, observa-se discreto infiltrado perivascular, há alterações das fibras de colágeno, hipermolimerização da substância fundamental amorfa e hiperplasia dos adipócitos.
O aumento do número de células no tecido adiposo favorece o acumulo de gordura, provando um estiramento da pele.
Perguntas similares
6 anos atrás
6 anos atrás
6 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás