O custeio variável (ou direto), aos olhos gerenciais, tem condições de propiciar muito mais rapidamente informações vitais para a empresa e o resultado medido dentro desse critério parece ser mais informativo à administração por abandonar os custos fixos e tratá-los contabilmente como se fossem despesas já que são quase sempre repetitivos e independentes dos diversos produtos e oportunidades.

Porém, os princípios contábeis geralmente aceitos não admitem o uso de demonstrações de resultados e balanços avaliados à base do custeio variável. Desta forma, diferente do custeio por absorção, utilizado na valorização do estoque, o custeio varável apresenta para tomada de decisões, informações como a Margem de Contribuição e o ponto de equilíbrio.

De acordo com o exposto, coloque-se no lugar do “Gestor” e comente sobre o cálculo e utilização da Margem de contribuição na tomada de decisão, e quais as consequências que um erro nesse cálculo poderá acarretar para essa tomada de decisão.

Respostas

respondido por: JulioHenriqueLC
3

A contabilidade é uma ciência que tem a função de gerar informações úteis para a tomadas de decisão dos diversos usuários. A margem de contribuição é uma das informações que é dada pelos profissionais de contabilidade de uma empresa.

O cálculo da margem de contribuição dar-se da seguinte maneira:

MC = Vendas - ( Custos variáveis + Despesas variáveis).

A margem de contribuição é um indicativo sobre os produtos de uma empresa, através dela pode-se observar qual dos produtos contribui mais para o lucro da empresa.

Espero ter ajudado, bons estudos e forte abraço!

Perguntas similares