No período de escravidão, diversos escravos, como luta de resistência, se refugiavam para lugares distantes das fazendas com o intuito de obter a sua liberdade. A partir disso foram desenvolvidas as comunidades quilombolas, e diversos negros se reuniam nesse lugar para viver em comunhão e reproduzir o seu modo de vida antigo. Portanto, nos quilombos, os negros praticavam os seus cultos religiosos, as suas danças e diversos outros tipos de expressões culturais. Identifique a alternativa correta sobre os quilombos:
1- Os quilombos eram espaços destinados exclusivamente para escravizados em fuga da escravidão, outros setores sociais marginalizados ou em perigo não eram bem-vindos nesses espaços, tradição que permanece até os dias de hoje.
2- Após a libertação dos escravos, as comunidades quilombolas deixaram de existir, afinal não tinha mais sentido continuar com esses locais de refúgios se os negros eram mais considerados escravos.
3- Os quilombos eram considerados refúgios para que os negros pudessem se livrar da escravidão, mas, além de abrigo, esses era o local onde os africanos reproduziam a sua cultura, de forma a não deixá-la se acabar.
4- A regulamentação dos quilombos pela lei brasileira tem evitado qualquer questionamento da legalidade de posse dessas terras nas mãos dos afrodescendentes.
5- As comunidades quilombolas são latifúndios tomados por escravizados após a abolição da escravidão.
Respostas
respondido por:
2
As comunidades quilombolas são latifúndios tomados por escravizados após a abolição da escrevidão
cranio456:
oiii
Perguntas similares
5 anos atrás
5 anos atrás
8 anos atrás
8 anos atrás
9 anos atrás
9 anos atrás