• Matéria: Contabilidade
  • Autor: lelesil
  • Perguntado 7 anos atrás

A Margem de Contribuição é um número mágico. Com ele podemos conhecer quais são os produtos que nos são mais rentáveis, em quais produtos que devemos concentrar nossas estratégias mercadológicas eliminando os que nos dão baixo retorno e, o mais importante, nos permite descobrir qual é o nosso Ponto de Equilíbrio. (DAL-RY, 2013, p.00)

Margem de contribuição por unidade que é a diferença entre o preço de venda e o Custo Variável de cada produto; é o valor que cada unidade efetivamente traz à empresa de sobra entre sua receita e o custo que de fato provocou e que lhe pode ser imputado sem erro. (MARTINS, 2008, p. 179) A Margem de Contribuição (MgC) é um elemento útil para a decisões. Por exemplo, a empresa pode estar sofrendo prejuízos com determinado produto e, ainda assim, continuar operando, se a MgC for suficientemente elevada. Como alguns custos e despesas fixos não são elimináveis em curto prazo (como depreciação e aluguéis), a contribuição obtida será benéfica. Por outro lado, se a MgC for negativa e não houver expectativa ou possibilidade de reverter esta situação, as receitas são menores do que os gastos variáveis totais. Neste caso, seria melhor abandonar o produto. (DUBOIS; KULPA; SOUZA, 2007, p.182)

Para melhor compreensão, tomar-se-á como exemplo a aquisição de 2.782,00 kg de matéria prima para a produção de 92.766 peças de ossos natural. Tal matéria prima, hoje, teria um custo de R$ 8,20.

Respostas

respondido por: andrezinho4019
2

Resposta:

CORRIGIDO PELO AVA

Explicação:

ABRA O PDF

Anexos:
Perguntas similares